Conceito de Meniscos

Os meniscos são duas estruturas em forma de meia lua, formadas por uma cartilagem encontrada no interior da articulação do joelho que dependendo de sua localização pode ser chamado de menisco medial ou menisco lateral.

Atuam como uma estrutura amortecedora de atritos entre o fêmur e a tíbia durante os mais variados movimentos do joelho. Também têm a propriedade de absorver o impacto durante certas atividades como caminhar, trotar, correr ou saltar, pois são capazes de resistir à força da compressão.

Por que os meniscos lesionam?

Os meniscos podem lesionar-se principalmente por duas causas: o traumatismo e o desgaste.

As lesões traumáticas dos meniscos ocorrem principalmente pelo impacto que acontece cada vez que apoiamos os pés no chão e intensificamos a atividade física, mais especialmente no caso daqueles esportes que envolvem salto ou corrida, assim como ao descer ladeiras ou escadas.

Um mecanismo bastante comum de lesão dos meniscos é quando se realiza a rotação do tronco mantendo os pés apoiados no chão, por exemplo, quando pegamos um objeto de um lugar e rodamos o corpo para colocá-lo em um lugar próximo. Estes movimentos também são capazes de lesionar outras estruturas do joelho como os ligamentos cruzados.

As lesões dos meniscos podem travar seu joelho

A principal manifestação de uma lesão de menisco é a dor que acontece por causa do movimento do joelho, acompanhada de estralo, aumento do volume e inflamação.

Com o passar do tempo este incômodo pode levar a um sintoma característico, o joelho fica travado durante o movimento sendo necessário movimentá-lo manualmente para assim destravá-lo.

Diante destes sintomas é realizado um exame clínico em busca de sinais da lesão dos meniscos que pode ser confirmado através de um exame de ressonância magnética.

Nem todas as lesões de meniscos necessitam de cirurgia

Geralmente as lesões de meniscos são tratadas com medidas conservadoras, tais como: medicação para a dor e inflamação, fisioterapia, repouso relativo evitando todo tipo de impacto, além de reduzir o peso quando necessário.

Em caso de persistir a dor apesar de adotar tais medidas ou de continuar o travamento do joelho, é aconselhável o tratamento cirúrgico, este consiste em remover parte do menisco lesionado preservando a maior quantidade do menisco saudável. Este procedimento normalmente é realizado por via artroscópica e é considerado pouco invasivo por conseguir a recuperação do paciente em um curto período de tempo.

Foto: iStock - edwardolive

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Meniscos