Conceito de Menarca

A menarca é conhecida como a primeira menstruação de uma mulher. A partir deste momento se inicia a etapa fértil onde se torna possível a gravidez.

A menarca faz parte do desenvolvimento sexual da mulher

Durante o desenvolvimento embrionário os ovários são formados: estruturas responsáveis por produzir os hormônios sexuais femininos. Eles permanecem inativos desde o nascimento até o início da puberdade, quando começa a produção hormonal que leva ao desenvolvimento das características sexuais secundários. Este processo é baseado em uma série de mudanças que ocorrem em diversos órgãos e estruturas com a finalidade de tomar a forma adulta e preparar-se para a procriação.

O desenvolvimento sexual leva a uma série de mudanças no corpo das meninas, caracterizado pelo aumento de estatura, desenvolvimento dos seios, do útero e do quadril, aparecimento de pelos nas axilas e no púbis, assim como aumento na quantidade de gordura localizada principalmente nos glúteos e na cintura.

A primeira manifestação visível do desenvolvimento sexual é o aumento no tamanho das mamas, conhecido como telarca, este ciclo começar a desenvolver-se aproximadamente dois anos antes da primeira menstruação.

Que idade deve ocorrer normalmente?

As menarcas geralmente acontecem entre os 11 e 12 anos de idade, entretanto, esse processo pode variar e se relaciona a fatores tanto genéticos como nutricionais. Em algumas meninas é possível ocorrer entre os 8 e 9 anos, assim, essa menarca é conhecida como desenvolvimento precoce.

Em algumas mulheres pode prolongar até os 16 anos, entretanto, caso não ocorra até essa idade, costuma-se dizer que é uma amenorreia primária: termo que significa ausência de menstruação de forma espontânea e que obriga o médico a realizar uma série de estudos com a finalidade de identificar a causa deste fenômeno.

A ausência da primeira menstruação se deve a vários fatores como má formação congênita do aparelho reprodutor, ausência do útero, obstrução do colo do útero, hímen imperfurado, aderências no interior do útero por infecções ou cicatrizes, desnutrição, alguns tipos de câncer e transtornos hormonais seja no cérebro ou no ovário.

Relação entre menarca e monopausa

A menarca marca o início da fase reprodutiva da mulher, enquanto a menopausa é o sinônimo do seu fim. No momento do nascimento, as meninas têm a totalidade dos seus ovários, células reprodutoras que terão em suas vidas, cada mês um óvulo começa a desenvolver-se para liberar a metade do ciclo com a finalidade de ser fecundado; quando isso não ocorre gera o fluxo menstrual.

Normalmente as meninas com menarca precoce podem ter também uma menopausa precoce, enquanto aquelas que têm uma menarca com idade mais avançada terão consequentemente a menopausa mais tarde.

Foto: iStock - conejota

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Menarca. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/menarca >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Menarca