Conceito de Memória Visual

Memoria-VisualUm dos sentidos mais importantes de um ser humano é a visão. Através dela, qualquer pessoa recebe informação do seu entorno. A memória visual mostra o alto poder da imagem associada a uma recordação qualquer.

Existem alguns fatores que reforçam de modo positivo esta memória visual, por exemplo, o descanso adequado é fundamental para o exercício intelectual enquanto que a sua falta pode causar cansaço psicológico. O fator idade também influencia de forma notável a memória visual. Por exemplo, uma criança tem uma memória visual maior do que um idoso de oitenta anos.

O poder de uma imagem como informação

A memória visual em curto prazo mostra a capacidade pessoal de processar imagens. Este tipo de memória é muito importante para reforçar a aprendizagem e a compreensão da informação, por exemplo, ao estudar e preparar-se para uma prova. A memória precisa ser treinada, no entanto, a era tecnológica, que traz comodidade às pessoas simplesmente por ter informação útil em apenas um clique, pode reduzir a prática da memória visual.

A memória visual fica registrada na capacidade das pessoas em visualizar situações especiais de sua mente. Quais exercícios podem ser úteis para treinar este tipo de memória?

Conselhos para treinar a memória visual

Em primeiro lugar, você pode visualizar no início do dia as situações cotidianas que deseja acontecer. Tente observar esses momentos da forma mais nítida possível. Do mesmo modo, cada dia, ao terminar uma jornada, você pode lembrar em detalhes de algum instante que foi especial.

Desfrute mais vezes do prazer de ver as fotos de um álbum familiar. Você também pode visitar exposições de pintura. Vá ao cinema com mais frequência. Goze do prazer de dar uma volta em algum parque e apreciar a beleza da paisagem natural. Realize atividades cotidianas com atenção naquilo que faz.

Marcar e organizar as ideias

Ao estudar o conteúdo de um livro, principalmente quando tem que se preparar para um exame, você pode sublinhar com cores diferentes aquilo que considera importante. É essencial escolher dois tipos de cores: uma para ressaltar as ideias principais e outra para sublinhar as ideias secundárias.

Organize seu armário com cores diferentes criando uma harmonia visual na classificação das peças de roupas.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Memória Visual. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/memoria-visual >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Memória Visual