Conceito de Memória RAM

Memoria-RAMA memória RAM ou de acesso aleatório é utilizada frequentemente na informática para o armazenamento de programas e dados informativos.

A sigla RAM significa em inglês "Random Access Memory" e é traduzida como "Memória de Aceso Aleatório" ou, em alguns casos, "Direto". Uma memória deste tipo é uma peça composta por um ou mais chips que faz parte do sistema de um computador.

A característica diferencial deste tipo de memória é que se trata de uma memória volátil, ou seja, ela perde seus dados quando deixa de receber energia, normalmente quando o computador está desligado. Assim, é diferente de outras memórias, tal como o ROM, que tem a capacidade de armazenar informação independentemente das condições de energia disponíveis.

Então, a memória RAM é um dispositivo utilizado para o gerenciamento de dados e informações circunstancialmente com programas e software. Esta memória permite o funcionamento destas aplicações e uma vez desligada ou interrompida o funcionamento do sistema a informação se perde, pois muitas vezes não se trata de arquivos ou dados guardados por importância, mas simplesmente de dados necessários para o desempenho do software em questão.

As memórias desta índole podem ser dividas em estáticas e dinâmicas. As primeiras mantêm seu conteúdo inalterado desde que exista uma fonte de energia. As segundas, ao contrário, envolvem uma "leitura destrutiva", ou seja, a informação é perdida ao ser lida e para evitar isso deve-se restaurar os dados com uma operação de "refresco".

Uma RAM pode ter diversos tamanhos expressos em megabytes ou gigabytes e, desta forma, permite usos de menor ou maior nível. Por exemplo, a utilização simultânea de vários programas, ou então, o acréscimo da velocidade de conexão ou de funcionamento do computador.

Em geral, ao adquirir um computador, a memória RAM vem inclusa, mas muitas vezes pode ser prolongada caso o usuário queira fazer um uso maior da mesma.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Memória RAM. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/memoria-ram >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Memória RAM