Conceito de Medula Espinhal

Medula-EspinhalA medula espinhal é uma estrutura importante do sistema nervoso, localizada dentro da coluna vertebral e que junto ao encéfalo constitui o sistema nervoso central.

A medula espinhal tem forma arredondada e localiza-se dentro do bulbo raquidiano, que é um canal que fica dentro das vértebras e tem a função de lhe dar proteção da mesma forma que o cérebro e o crânio. Igual a ele, a medula espinhal se encontra revestida por membranas, conhecidas como meninges, que formam camadas entre as quais circula o líquido cefalorraquidiano. Seu núcleo está constituído por uma parte escura em forma de X, conhecida como substância cinzenta e que está formada pelos corpos dos neurônios. Ao redor dela está localizada uma camada de substância branca formada pelas extensões dos neurônios conhecidos como axônios.

Da mesma forma que a coluna vertebral, a medula espinhal está dividida em segmentos que vão de cima para baixo, tais como o segmento cervical, dorsal e lombar. Sua extremidade inferior é chamada de cone terminal e se localiza na altura da primeira vértebra lombar, já o restante do espaço correspondente ao canal raquidiano lombar dá lugar aos nervos raquidianos que percorrem um trajeto antes de alcançar o espaço da coluna; esta parte final é chamada cauda equina ou rabo de cavalo.

A medula espinhal apresenta importantes funções nervosas, entre as quais se destaca o ato reflexo, que é um estimulo que ativa um receptor da pele e gera um impulso nervoso que vai até a medula espinhal e por onde se consegue uma resposta. No caso de um trauma ou de uma queimadura se percebe a sensação dolorosa de forma imediata e inconsciente ao realizar um movimento para remover o segmento do corpo que sofreu a lesão e assim evitar um dano maior.

Por fim, a medula transfere também informações aos neurônios que são transmitidas aos centros superiores localizados no cérebro e no cerebelo através das vias ascendentes.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Medula Espinhal