Conceito de Médium

O médium é o indivíduo que supostamente tem a capacidade de entrar em contato com os defuntos. Esta atividade faz parte do espiritismo: doutrina que defende a existência do espírito dos defuntos e que é possível estabelecer contato com eles.

Entendendo o espiritismo para chegar ao conceito do Médium

O espiritismo significa que quando alguém morre sua alma sobrevive e se localiza num plano além da realidade conhecida.

O médium tem, a princípio, um dom extraordinário que lhe permite comunicar-se com os espíritos de outra dimensão. Neste sentido, é um ser com um dom psíquico excepcional que por este motivo sua atividade é considerada de caráter paranormal.

Um fenômeno sem explicação

Alguns cientistas tem estudado este fenômeno, mas mesmo assim não tem conseguido ainda uma explicação definitiva. Alguns estudos atribuem as faculdades de um médium a uma espécie de alucinação mental que lhes faz acreditar que estão em contato com os mortos.

Fraude, superstição e mistério

Esta capacidade incomum de um médium é avaliada como uma fraude por vários setores da sociedade. Para enganar alguém, o médium utiliza a predisposição emocional de uma pessoa que deseja entrar em contato com um ente querido e a partir desta circunstância facilita informação do defunto utilizando palavras com habilidade e alta dose de psicologia.

A fraude obedece a uma realidade: há pessoas supersticiosas que acreditam em ideias que não tem um fundamento científico.

A fraude e a superstição possuem a mesma explicação lógica: não têm ideia do que pode ocorrer quando deixarmos de viver. Esta incerteza gera um mistério e neste contexto misterioso tem sentido a existência de pessoas que se apresentam como médiuns.

Um personagem enigmático

Independente da autenticidade ou falsidade do poder paranormal de um médium, pode-se dizer que há algo evidente: é uma pessoa enigmática. Esta característica faz com a literatura e o cinema recorra a este tipo de personagem para criar histórias atrativas. O personagem de um médium permite introduzir elementos narrativos bem sugestivos (a alma como algo que transcende da própria vida e a existência de um mundo onde se encontram os espíritos).

Foto: iStock, JozefKlopacka

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Médium