Conceito de Medidas de armazenamento

Medidas-de-armazenamentoMedidas de armazenamento são unidades de medição que permitem determinar quanto espaço há disponível em uma unidade de memória.

Costuma-se chamar medida de armazenamento ao registro do espaço que há em um dispositivo para gravar dados e informações de maneira permanente ou temporária. Também podemos dizer que uma medida de armazenamento é a prática realizada com o interesse de aperfeiçoar o rendimento e aproveitar todo o espaço existente dentro de uma unidade.

Na informática existem diferentes dispositivos de armazenamento que facilitam a conservação de informação, seja dentro ou fora do computador, como uma memória portátil. Os dispositivos podem ser tanto uma memória ou um disco rígido, um disco ou cd- rom, uma memória flash ou portátil, um DVD e várias outras. Neles a informática pode armazenar de forma provisória ou temporária, ou de maneira permanente.

Entre as unidades de medição de armazenamento, ou seja, entre o tamanho ou espaço disponível em cada um destes dispositivos estão os seguintes:

- o bit ou dígito binário: um bit é a menor unidade de informação que o processador manipula e fisicamente representa com um elemento como um pulso ou um ponto. Oito bits constituem um byte.

- o byte ou unidade de armazenamento: possui 8 bits, equivale a um só caractere, como uma letra ou um número.

- o kilobyte (kb): equivale a 1.024 bytes e é frequentemente a unidade que registra o armazenamento de arquivos pequenos como documentos de texto ou imagens de baixa resolução.

- o megabyte (MB): equivale a mais de um milhão de bytes e comumente arquivos de um considerável tamanho que se armazenam nesta unidade. Por exemplo, imagens de alta resolução, pastas, arquivos, documentos e até programas.

- o gigabyte (GB): equivale a milhões de bytes. É a unidade tipicamente mais operada hoje em dia, e os computadores mais comuns proporcionam um espaço de mais de 100 GB para a memória. Todos os arquivos de um tamanho considerável são medidos em GB.

- o terabyte (TB): equivale a 1.024 gigabytes e é uma medida utilizada para referir-se a computadores de alta complexidade.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Medidas de armazenamento