Conceito de Mediastino

MediastinoO mediastino é a parte central ou meio do tórax que se encontra delimitado pelos dois lados dos pulmões, à frente do esterno e das costelas, atrás da coluna vertebral e separado do abdome pelo diafragma.

Sua importância está em sua localização próxima a todos os órgãos e estruturas do tórax, exceto os pulmões.

Elementos que o compõem

Existe uma grande quantidade de estruturas vitais no mediastino, tais como:

- O coração e os grandes vasos que saem do mediastino (artéria aorta e artérias pulmonares) ou aqueles que chegam até ele (veia cava superior e inferior).

- A traqueia e os brônquios principais.

- O esôfago, na presença de uma hérnia hiatal que também pode ser encontrada na parte superior do estômago.

- Troncos nervosos que regulam a função neurovegetativa do aparelho circulatório e digestivo, como o caso do nervo vago e do nervo laríngeo recorrente esquerdo.

Doenças do Mediastino

O mediastino pode apresentar uma grande variedade de transtornos, entre os quais se encontram: as doenças infecciosas, os tumores benignos, tumores malignos, crescimentos glandulares como ocorre no caso da tireoide e do timo, lesões das artérias, lesões da traqueia e dos brônquios, problemas do esôfago, lesões nervosas ou alterações dos gânglios linfáticos.

De qualquer forma, o fato de que todos os elementos do mediastino se encontram muito próximos um dos outros pode haver alterações nessa região anatômica podendo afetar a função respiratória e circulatória em maior ou menor grau.

Sintomas do Mediastino

Os sintomas de um problema no mediastino são bem variáveis e dependem da natureza do mesmo e de sua localização. Geralmente estes sintomas veem acompanhados de dor, dificuldades para engolir e respirar, tosse persistente, desmaios ou disfonia por lesão do nervo laríngeo recorrente esquerdo que tem origem no tórax e avança até atingir a laringe.

Diante de uma suspeita de lesão no mediastino é necessário realizar um exame de imagem através da tomografia do tórax. Este exame é realizado através da administração de contraste com a finalidade de avaliar melhor as diversas estruturas que o formam.

Muitas vezes, as lesões do mediastino precisam ser tratadas com cirurgia desde que existam condições a ser corrigidas ou que haja a presença de um tumor a ser retirado. No caso de lesões malignas pode ser necessário complementar a cirurgia com a administração de radiações ou quimioterapia.

Foto: iStock, lechnermedia

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Mediastino