Conceito de Maternidade

MaternidadeA maternidade é a experiência pessoal de dar a luz a um filho protagonizada por algumas mulheres em determinado momento de suas vidas. Ela determina um ponto de inflexão na vida das mães após a chegada do seu filho, portanto, elas mudam as prioridades de suas vidas.

Esta mudança acontece pela relevância do fato e pela responsabilidade de ter um filho pequeno para criar e cuidar. Existem mulheres que desde cedo têm o claro objetivo e desejo de formar uma família.

Em caso de não poder cumprir com o sonho de ter um filho, essas mulheres precisam de uma reforma íntima para superar o trauma que essa situação pode lhe causar.

O instinto maternal não é universal

Existem mulheres que nunca experimentaram o instinto maternal em nenhum momento de suas vidas. Cada pessoa é única e exclusiva, portanto, existem muitos caminhos diferentes que conduzem à felicidade.

A maternidade é uma aprendizagem, ou seja, nenhuma mulher sabe o que é ser mãe sem ter vivido essa experiência. Essa é uma fase que marca o início de novas responsabilidades e deixa menos tempo para si mesma.

A maternidade é uma experiência que vai além da idade, ou seja, o vínculo existente entre mãe e filho é marcado pelo instinto de proteção que uma mãe tem sempre para com seu filho, mesmo quando este estiver adulto e puder tomar suas próprias decisões.

Ela é um instinto de proteção marcado pelo amor incondicional, generoso e sem limites que toda mãe sente por um filho. Trata-se de um amor desinteressado que nutre a autoestima do filho através desta aceitação incondicional e cuidado.

O instinto de proteção

A relação existente entre mãe e filho também evolui ao longo do tempo. Uma criança idealiza sua mãe, porém o adolescente tende a distanciar-se, pois se encontra em fase de autodescobrimento e está em busca do seu próprio espaço para integrar-se a um grupo de amigos.

A maternidade é uma experiência de vida passada por algumas mulheres, mas não é por isso que as mesmas devem viver exclusivamente para a maternidade. Por exemplo, é importante reforçar o hábito de manter as amizades.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Maternidade