Conceito de Materiais

Quando se utiliza o termo material no plural, ou seja, materiais, refere-se em geral ao conjunto de elementos necessários para atividades ou tarefas específicas. A noção de materiais pode ser aplicada em diferentes situações e espaços, mas que gira sempre em torno de vários elementos que são importantes e úteis para desempenhar determinada ação, além de que são também objetos que devem ser utilizados de maneira conjunta.

Um caso característico da ideia de materiais é quando se fala de componentes utilizados na construção. Por exemplo, costumam ser considerados materiais os tijolos, as ferramentas de diversos tipos, a pintura, o gesso, os componentes elétricos, as vigas, metais, madeiras e muito mais. Todos eles em conjunto são necessários para construir ou reparar certos espaços e são sempre os elementos básicos com os quais se deve contar. Neste sentido, as máquinas também podem fazer parte deste conceito, desde que sejam utilizadas como matérias prima.

O termo materiais também se aplica aos elementos que tem a ver com as atividades escolares. Materiais como lápis, lapiseiras, cadernos, colas, borrachas, pastas e canetas são alguns dos elementos mais básicos que um aluno deve ter para desenvolver as tarefas escolares da melhor maneira possível.

Claro que, a noção de "materiais" pode ser aplicada a muitas outras situações, e tornar-se, em alguns casos um conjunto de elementos abstratos, não concretos. Um exemplo disso é quando falamos de materiais pedagógicos (que podem ser mais ideias do que objetos), materiais sociais (modos de comportamento e atitude), materiais psicológicos (elementos que compõem a personalidade de um indivíduo), etc. Estes materiais compartilham, entretanto, a noção de variedade e relevância para a situação específica com aqueles materiais considerados concretos já mencionados.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Materiais