Conceito » Matéria

Conceito de Matéria




Matéria se refere a qualquer tipo de massa que ocupe um determinado lugar no espaço. Está composto por átomos que são minúsculas partículas de energía que se unem para formar um objeto. Além do mais, a matéria está sujeita a todas as mudanças de tempo. A matéria faz parte de uma realidad objetiva e ao ocupar um lugar no espaço se pode sentir, medir ou inclusive tocar. Tudo o que possamos imaginar está constituido por uma determinada matéria: seres vivos, objetos ou o inexplicável universo, está formado por algum tipo de matéria.

A matéria normalmente é estuda pela quimica, que é a ciência que se dedica a estudar tanto a composição como a transformação da matéria. No entanto, a matéria ainda é algo que contem mistérios para os cientistas. A maioria deles acha que toda a matéria existente foi criada a partir de uma explosão chamada Big Bang que gerou uma grande quantidade de energia e de calor.

A matéria de um corpo é medida pela densidade de sua massa, medida normalmente em kilogramas. A matéria possui características próprias que são conhecidas e estudadas como propriedades, que fazem possivel sua distinção. As propriedades podem ser físicas e químicas. Essas propiredades possibilitam as mudanças no estado da matéria. As mudanças de caráter físico não alteram a composição da substância e normalmente são mudanças reversíveis. As de carater quimico transformam uma substância variando sua composição e estrutura e costumam ser irreversíveis.

A matéria, assim como a água, pode se apresentar em 3 estados diferentes. O estado sólido, o estado líquido e o estado gasoso. os sólidos como já diz o nome, são as formas de representação rigidas e caracterizadas pela resistência a mudanças. Geralmente a densidade da matéria no estado solido é menor que no estado liquido. O estado liquido pode se adaptar aos recipientes e se caracteriza por ter um volume proprio, o que demonstra que a união entre as moléculas que constituem a matéria neste caso é bem alta. A matéria formada em estado gasoso tem como caracteristica o poder de ocupar totalmente um espaço em que se encontre. Também apresenta uma alta facilidade de compressão e de expansão.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)