Conceito de Matemática Aplicada

A matemática é uma disciplina teórica, portanto, é um instrumento que potencialmente pode ser aplicado a qualquer tipo de esfera ou área.

Já na antiguidade, os matemáticos encontraram várias aplicações específicas ao saber matemático (por exemplo, a geometria e a álgebra). Ao saber medir, eles calcularam a correta distribuição das terras após as enchentes periódicas do rio Nilo. Também faziam cálculos para construir pirâmides. Este conhecimento chegou aos gregos para utilizar a matemática na arquitetura, para conhecer a posição dos astros, em relação ao urbanismo e à geografia também.

Um idioma universal

Entre os gregos, foram os adeptos ao pitagorismo que denominaram a matemática como uma linguagem aplicada a qualquer área, uma vez que através dela tudo pode ser medido ou calculado. Algo parecido ocorreu com os romanos, que projetaram a matemática na engenharia civil e militar. Os árabes também souberam enxergar a matemática como uma disciplina válida para a construção, agricultura e a arte.

Áreas da matemática aplicada

Os médicos utilizam dados matemáticos, especialmente algoritmos, para aplicar a epidemiologia ou a imunologia à frequência do genótipo ou no diagnóstico de algumas provas médicas (por exemplo, para realizar um eletrocardiograma).

Nas ciências da computação, a matemática é uma ferramenta imprescindível (cálculo numérico ou algoritmos para o desenho de programas informáticos).

No mundo da arte, a matemática está presente de muitas maneiras, pois não se pode esquecer que diversas formas geométricas são utilizadas na pintura, na escultura ou no desenho arquitetônico de uma edificação.

A matemática na vida diária

A vida em geral apresenta certos aspectos que apenas podemos conhecer através de informação estritamente matemática. Vamos pensar nas eleições de um país qualquer na qual é necessário realizar uma série de cálculos, por exemplo, sobre a porcentagem de votos, estimações, sondagens de opinião, etc.

Os dígitos de controle dos documentos pessoais estão organizados com critérios e fórmulas matemáticas.

Quando pessoa aposta dinheiro num jogo de azar e quer saber as possibilidades de acertar, ela precisa conhecer as leis da probabilidade. Algo parecido acontece com algumas atividades de lazer (passatempos ou jogos), os quais a estratégia de um jogador depende de certas operações aritméticas. Assim é óbvio afirmar que na vida cotidiana necessitamos realizar uma série de operações para solucionar tais situações, como da atividade bancária, dos clientes de um estabelecimento ou pelo simples planejamento de nossa economia pessoal.

Enfim, é difícil encontrar um contexto que não seja possível aplicar a matemática.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Matemática Aplicada