Conceito de Matemática

MatematicaA matemática é conhecida como o estudo das propriedades e relações que envolvem figuras abstratas, como números e figuras geométricas, através de notações precisas e raciocínio lógico.

A teoria matemática é expressa através de verdades inquestionáveis, mais conhecidas como axiomas, que podem deduzir toda a teoria.

Como qualquer estudo, a matemática surgiu como resultado de algumas necessidades que o homem começou a sentir, entre elas, fazer cálculos relacionados às transações comerciais, para medir a terra, para prever alguns fenômenos astronômicos, entre outros. Muitas pessoas afirmam que estas carências foram determinantes para o uso da matemática e sua subdivisão no estudo da quantidade, estrutura, mudança e espaço.

A maioria dos objetos de estudo da matemática: os números, a geometria, os problemas e a análise, devem ser conhecidos por todos porque de uma maneira ou de outra se relacionam com nosso cotidiano, ainda mais quando uma profissão ou tarefa está distante da resolução de problemas matemáticos. Por exemplo, para uma dona de casa é extremamente importante ter noções de matemática para resolver ou decidir as compras no supermercado, entre outras situações.

Além disso, para conseguir uma boa descrição, análise ou previsão de algum tipo de fenômeno, é necessário o uso da matemática através de outros dois ramos que nos ajudam muito: a probabilidade e da estatística. Euclides e Tales de Mileto são alguns dos estudiosos que mais influenciaram e contribuíram com esta matéria.

A matemática está dividida em vários ramos interligados entre si, e alguns dos seus objetos de estudo são: a teoria dos conjuntos, a lógica matemática, a pesquisa operacional, os números inteiros, os racionais, os irracionais, o natural, o complexo, o cálculo, as equações, a álgebra, a geometria, etc.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Matemática. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/matematica >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Matemática