Conceito » Massa

Conceito de Massa




Em concordância com o âmbito no qual é aplicado ou utilizado, o termo massa ostenta vários significados. Para a física, por exemplo, a massa é a magnitude que quantifica a quantidade de matéria que ostenta um determinado corpo que se estuda, sendo o quilograma, de acordo à classificação que oferece o Sistema Internacional de Unidades, a unidade de massa através da qual se mede a matéria. Esta definição deste termo foi de fundamental contribuição para duas leis, a lei gravitacional universal e o segundo princípio de Newton.

A primeira propõe-nos, em seu enunciado, que a atração que se dá entre dois corpos será proporcional ao produto de duas constantes, às quais denominamos como massa gravitacional.

Entretanto, e num contexto absolutamente à margem da física, como é o caso da gastronomia, se chama massa àquela mistura que resulta da mistura de farinha, fermento e água e que através da qual se podem fazer diferentes alimentos como o pão, a pizza, uma torta, pastéis e bolachas, entre outras receitas.

Assim mesmo, o termo massa costuma ser usado quando se quer dar conta de uma importante concentração de coisas ou pessoas, estas últimas, especialmente de características heterogêneas ao redor de uma questão, fato, evento ou espetáculo que os convoca ainda na diversidade que mencionávamos.

Mais uma leitura:

A palavra massa possui diversas definições de acordo com o contexto que se encontre. Pode se referir a forma na qual se apresenta uma matéria e na qual esta pode ser medida; a um tipo de mistura formada por farinha e algum líquido, a um grupo indeterminado de pessoas; ao peso do corpo humano ou ainda de forma popular a algo que é muito bom.

Desse modo, o conceito de massa fica de dificil definição já que é necessário que a palavra se encontre dentro de uma situação. Mas, de modo geral a massa é uma grandeza física que faz possível a medição da quantidade de matéria existente num corpo. A massa pode ser medida por quilogramas de acordo com o Sistema Internacional de Metrologia, mas difere do peso já que este varia de acordo com a posição da massa. Segundo esse mesmo Sistema a massa convencional de um corpo se calcula pela comparação da massa desconhecida com a massa padrão de densidade de 8000 kg/m3. Nesse sentido, o termo faz referência a uma atividade no campo da física. A massa é o contraste da ressistência de força. Ou seja, quanto maior a massa, menor será a força a ser aplicada para movê-la. Esse é o principio da Lei de Newton. A magnitude física da massa surgiu da união dessa Lei com outra lei que dita que a a atração de dois corpos é proporcional ao resultado da união de duas contantes, a Lei da Gravitação Universal.

Em relação á mistura de um determinado tipo de farinha com um líquido a massa é o nome que se dá a essa preparado final. Pode apresentar diversas formas e tamanhos como o macarrão e suas diversas variações. Massa referirndo-se a um grupo de pessoas também é um conceito comum: A massa enfurecida tomou o parlamento! Na linguagem popular muitas vezes se pode ouvir alguém dizer: a festa foi massa! Para referir-se uma boa e divertida festa.

>> Próximo - Que Conceito >>