Conceito » Masculino

Conceito de Masculino




A palavra masculino permite se referir ao ser vivo, humano, animal o vegetal que dispõe de órgãos de reprodução masculinos e que produz portanto espermatozóides ou pólen, conforme corresponda.

Por sua vez, a biologia diz que o sexo masculino produz espermatozóides graças ao aparelho reprodutor que possui e que são justamente estas células as que facilitam a fecundação, a procriação de seres vivos, uma vez que se tenham unido ao seu par feminino, o óvulo.

Por outro lado, a palavra masculino permite dar conta de todo aquele que é próprio ou relativo ao ser que dispõe de órgãos de reprodução masculinos e que é capaz de fecundar. Se trata de uma organização muito masculina na qual as mulheres não participam.

Imediatamente relacionado com a terminação masculino se encontram as terminações que expressam masculinidade, na qual se empregam para se referir ao conjunto de atitudes que caracterizam aos homens ou aos animais machos, a virilidade, que também expressa mais ou menos o mesmo: que possui características próprias do varão, tal como o caso da força, a energia, os pelos no peito, entre outras.

Gramaticalmente, o gênero masculino nos permite denominar certos nomes e pronomes que designam pessoas que pertencem ao sexo masculino, animais machos e também aqueles objetos que ostentem um caráter de masculino. No entanto, o gênero gramatical em questão, seja masculino ou em seu defeito feminino, é muito importante na hora da concordância das orações por exemplo : A casa é muito grande é uma oração concordante, no entanto, O casa é muito grande não o é, porque não existe concordância no que tange ao gênero do artigo aplicado.

>> Próximo - Que Conceito >>