Conceito de Margem

MargemO termo margem apresenta várias referências de acordo com o contexto utilizado. A margem pode ser empregada como a extremidade de uma coisa ou a beira de outra, como por exemplo, de um rio. Então, se estivermos parados no meio de um rio observando por onde corre as águas abaixo, veremos a margem direita e a esquerda.

Por outro lado, a margem também é o espaço que fica em branco em cada um dos quatro lados de uma página seja manuscrita ou impressa. De certa forma, o que promove a presença da margem é uma melhor organização do texto, que o fará mais legível aos olhos de quem o lê.

Assim mesmo, o termo é frequentemente usado quando se faz algum tipo de referência temporal. Com a minha equipe temos uma margem de 20 dias para entregar o trabalho especial de matemática que nos foi atribuído.

Outro uso é para explicar uma ocasião ou uma oportunidade. O comportamento escandaloso de João na festa deu margem a todo tipo de comentário. Além disso, na economia, a palavra margem possui um significado especial porque neste contexto, a margem de lucro representa uma quantia do benefício na realização de um negócio. Mais precisamente a margem é a diferença entre o preço de venda sem imposto que tem um produto e seus custos de produção.

No entanto, uma expressão muito comum e que se refere ao termo margem, é quando se explica que alguém está afastado ou que não realizou nenhum tipo de participação. E finalmente encontramos a margem dinâmica, que é a relação sinal-ruído que apresenta um sinal eletrônico.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Margem. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/margem >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Margem