Conceito de Marco Teórico

Marco-TeoricoQuando falamos sobre pesquisas ou diferentes tipos de estudo, sempre aparece o conceito abstrato de marco teórico. Ele pode ser definido como um conjunto de ideias ou teorias de um pesquisador para guiar seu trabalho e dar-lhe um ar de clareza e organização. Em certo sentido, o marco teórico é uma maneira prever como será esse trabalho, pois conta com ideias ou teorias prévias à realização da pesquisa, que será o espaço para ser colocado em questão e analisado.

Em certos casos, o marco teórico pode incluir outros espaços relacionados à pesquisa que são conhecidos como marco referencial e marco conceitual. Enquanto o marco referencial é o conjunto de referências explícitas ou implícitas que o autor toma para basear seu trabalho (e da qual parte a organização do marco teórico ou de teorias), o marco conceitual é o conjunto de conceitos ou simbologias a ser definido, analisado ou pesquisado.

A devida criação do marco teórico é essencial na hora de encarar um projeto de pesquisa. Provavelmente, sem ele o trabalho perde o sentido, torna-se desorganizado e difícil de ser encaminhado. Assim, parte do marco teórico é estabelecer as ideias ou teorias que guiam todo o processo investigativo. Em geral, o marco teórico se apresenta quase que claro na introdução de qualquer trabalho ou no espaço que esclarece seu objetivo, assim como o porquê da seleção dessa postura e da perspectiva de trabalho.

O marco teórico envolve também a tomada de certa postura em relação ao objeto de estudo, assim como uma linguagem e uma simbologia apropriada. Esta linguagem e a simbologia de elementos a serem trabalhadas devem estar sempre enquadradas em um marco específico para a matéria ou área que se desenvolve a pesquisa, tendo a ver também com a construção correta dos conceitos que darão base ao trabalho.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Marco Teórico