Conceito de Marco de Referência

world with a heap of packagesO marco de referência consiste em uma série de acordos empregados por um pesquisador, analista, observador, entre outros, para medir uma posição e também as magnitudes físicas presentes em um sistema físico.

O espaço geométrico que um corpo atravessa em diferentes posições tem como consequência óbvia seu movimento e o valor atribuído às magnitudes físicas que correspondem ao marco de referência considerado e por isso se relacionam ao movimento.

Então, vale destacar que apesar dos valores das magnitudes poderem ser alterados, dependem do sistema que estão inseridos. Existe uma lei que está relacionada às relações matemáticas e que permite ao analista antecipar os valores conquistados por outro analista.

Também conhecido como sistema de referência, este conceito é amplamente empregado na mecânica clássica e na mecânica relativista. Vale lembrar que o primeiro trata de descrever o comportamento apresentado pelos corpos físicos macroscópicos encontrados, seja em repouso ou então em movimento muito lento se compararmos a velocidade da luz. Enquanto a mecânica relativista ou teoria da relatividade, desenvolvida pelo cientista Albert Einstein, aborda a temática do movimento dos corpos e a força da gravidade.

Na mecânica clássica, o conceito de marco de referência é usado para indicar um sistema de coordenadas. Este sistema emprega um ou vários números para determinar a posição que um objeto ou ponto ocupa. Um exemplo nos faria compreender melhor: o sistema que permite indicar as distâncias e comprimentos tem a missão de localizar os pontos geográficos.

E na teoria da relatividade ou mecânica relativista, o marco de referência envolve uma série de coordenadas espaço temporais que facilitam a identificação de um ponto de interesse no espaço e os fatos de qualquer acontecimento com sua respectiva ordem de sucessão.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Marco de Referência. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/marco-de-referencia >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Marco de Referência