Conceito de Marca

A palabra marca pode ter vários significados como tantas outra palavras. Pode ser uma forma de identificar ou de distinguir alguma coisa das demais, pode ser um sinal feito por alguma pancada ou golpe levado, pode ser o resultado máximo que alguém, normalmente um atleta, consegue numa competição, ou ainda pode ser o nome comercial que um determinado fabricante põe a um produto. Neste caso a palavra marca pode ser associada aos termos Branding e marketing, já definidos nesta página.

Nesse sentido qualquer palavra pode ser referencia a uma marca. Porque uma marca é a forma que um produto ou empresa encontra de idenficar-se ou de se fazer notar no mercado. É uma representação feita de maneira simbólica mas que em varios casos faz com que algo, ou alguém fique conhecido em grande escala.
Normalmente o termo é usado em referencia a uma empresa ou a um produto. A empresa escolhe um determinado desenho, simbolo ou logotipo que indentificará seus serviços ou produtos de maneira global. Ao lançar uma marca no mercado a empresa consegue expressar as qualidades de seu produto e de alguma forma o torna único de maneira a que se possa destacar frente a outros produtos do mesmo tipo.

Geralmente a marca de um produto está associada a uma pessoa( por isso o uso de pessoas famosas na publicidade) ou de uma imagem mental. Desse modo o consumidor associa a imagem à qualidade do produto que ela representa.

Ou seja, uma marca está diretamente vinculada ao direito exclusivo de uma imagen ou símbolo para a identificação de um produto ou serviço. É o que realmente identifica algo num mercado variado e competitivo.

A marca tem um valor único e individual. Depois que uma marca se consolida no mercado, mesmo que sua qualidade seja a mesma ou inferior a outra não tão conhecida quanto ela, essa marca sempre será considerada a melhor. Por exemplo: se considera que a marca de perfumes Chanel é uma das melhores do mercado. E outra marca de perfume menos conhecida por ter a mesma qualidade mas não o mesmo valor que um Chanel. Isso quer dizer que a promoção da marca é algo primordial para lançar um produto no mercado.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Marca