Conceito de Mãos

maosAs mãos são sem dúvida uma das partes mais importantes do nosso corpo, uma vez que nos facilita a realização de muitas tarefas cotidianas e atividades que certamente seriam complicadas ou difíceis de efetuar sem sua presença.

Formalmente são denominadas e consideradas como uma extremidade superior, da mesma forma que as pernas são consideradas extremidades inferiores. Pois bem, o ser humano tem duas mãos, sendo que cada uma é composta por cinco dedos (polegar, indicador, médio, anular e dedo mínimo) e se estende desde o pulso até a ponta dos dedos.

O pulso, que é uma articulação, tem a finalidade de unir a mão com o antebraço, que especificamente é constituído por dois ossos longos dispostos paralelamente, o cúbito, situado por dentro e o rádio, por fora.

Além de pegar, agarrar, sustentar, realizar movimentos ou praticar algumas habilidades, entre outras questões, as mãos contribuem muito com o homem, pois trazem informação através do tato, ou seja, do contato dos dedos com diversos objetos ou produtos. A ponta dos dedos apresenta muitas terminações nervosas que permitem essa sensação.

Além disso, as mãos são grandes comunicadoras, uma vez que realizam vários movimentos com consenso social e que permitem a comunicação de vários assuntos: balançar a mão de um lado para o outro significa uma despedida; bater uma mão contra a outra mostra o famoso aplauso que é usado para parabenizar alguém; levar a mão à boca pode indicar que a pessoa não fala sobre determinado assunto; no entanto, levar a mão aos olhos pode referir a algo que não quer ver; já a mão fecha indica que pode bater em algo ou alguém, entre outras situações.

O movimento realizado pelas mãos é controlado pelo hemisfério cerebral contrário, assim enquanto o hemisfério direito controla a mão esquerda, o hemisfério esquerdo controla a mão direita. Então, é importante saber que as pessoas estão dominadas pelos dois hemisférios e isso obviamente envolve as mãos, sendo que, vale ressaltar, que uma mão é mais utilizada do que a outra, por exemplo, para escrever, comer ou pegar objetos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Mãos. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/maos >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Mãos