Conceito de Manicômio

ManicomioA saúde é o maior bem que um ser humano pode ter. Existem pessoas que associam o conceito de saúde unicamente com o plano físico, entretanto, a realidade é que a saúde é também um bem fundamental na vida de uma pessoa. Há certos distúrbios mentais que exigem tratamento específico e uma assistência especial. Nesse caso, o ingresso de um paciente a um centro especializado pode ser determinante em seu processo de recuperação.

O manicômio é um hospital psiquiátrico especializado na qual trabalham profissionais que atendem pacientes portadores de doenças mentais. Sem dúvida o termo manicômio tem certas conotações negativas em termos sociais. Hoje em dia, muitos profissionais preferem utilizar o termo hospital psiquiátrico ao invés de manicômio.

Cada caso é único e exclusivo na qual cada paciente precisa para atender suas necessidades específicas. Neste sentido, a duração de um tratamento pode ser menor ou maior dependendo das conotações do caso. Para poder estabelecer um tratamento adequado, em primeiro lugar, é determinante detectar a causa do mal-estar.

O hospital psiquiátrico é um centro de saúde cujo principal objetivo é o tratamento e o diagnóstico de doenças mentais dos pacientes que precisam de ajuda. Esse tipo de hospital está adaptado em suas infraestruturas para oferecer atendimento e serviço a todos os pacientes que na maioria dos casos permanecem internados no mesmo.

Quando uma pessoa sofre de dor de dente, ela vai a um dentista por este ser o especialista do assunto. Da mesma forma que quando uma pessoa sofre uma dor psíquica aguda que causa algum bloqueio vital importante, ela precisa da ajuda de um especialista, no caso o psicólogo ou psiquiatra.

Vale destacar que os manicômios também são representados nas telas do cinema, como o filme “A Troca”, protagonizado por Angelina Jolie que interpretava uma mãe coragem, difamada como doente mental e incapaz.

Com o tempo, a saúde mental passou a ser integrante da sociedade do ponto de vista positivo como um motor do desenvolvimento integral da pessoa. Por isso, os centros psiquiátricos atuais oferecem uma imagem muito mais saudável em sua presença física e estrutura, uma vez que não se pode deixar de saber que a parte humanitária é a mais importante. Em última instância, é importante romper com certos preconceitos equivocados de que o manicômio é um lugar de gente louca.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Manicômio. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/manicomio >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Manicômio