Conceito de Maleabilidade

MaleabilidadeA maleabilidade é uma propriedade que junto à ductilidade apresentam os corpos ao serem moldados por deformação. Ela permite a formação de delgadas lâminas do material sem que este se rompa, ou de outra forma, se estenda.

Por exemplo, os metais conhecidos como metais maleáveis são aqueles que cumprem justamente com esta propriedade que mencionamos, o estanho, o cobre, o alumínio, entre outros, se caracterizam basicamente por sua ductilidade, com isto queremos referir que os mesmos podem ser dobrados, cortados, exercendo uma forte pressão de chegar a ser necessário e o material não se rompe, algo que claramente não acontece com todos os materiais, então esta qualidade é a que determina sua maleabilidade ou não.

Principalmente estes tipos de metais costumam ser muito utilizados com fins tecnológicos, especialmente na hora das soldaduras.

Por outro lado, os metais maleáveis têm outra vantagem, que é apresentar uma escassa reação, então, são pouco plausíveis de ser afetados por questões como a corrosão ou o óxido.

Além disso, a palavra maleabilidade também é utilizada na hora de explicar a simplicidade de caráter que apresenta uma pessoa. Por exemplo, uma pessoa que aceita sem muitos conselhos ou que não apresenta muita resistência por ter que trocar sua opinião sobre algum tópico é considerada uma pessoa maleável.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Maleabilidade. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/maleabilidade >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Maleabilidade