Conceito de Magnetismo

MagnetismoO magnetismo, também conhecido como imantação ou magnetização, é um processo a partir do qual os momentos dipolares magnéticos de um material se alinham ou tendem a fazê-lo, mais simplesmente, o magnetismo é o procedimento realizado para procurar propriedades magnéticas a uma barra de ferro ou de aço.

O magnetismo nos permite passar a qualidade magnética de um corpo a outro corpo e por ter efetuado satisfatoriamente o procedimento, esse corpo, que foi atribuído às propriedades magnéticas, começa a atrair magneticamente outros objetos como se fosse um imã.

Entre os métodos de magnetismo mais utilizados se destacam os seguintes: fricção ou contato direto (fricciona uma das extremidades do material, seja de aço ou ferro, com um dos polos do imã, enquanto se fricciona o outro extremo com o outro polo), indução (nas proximidades de um imã bastante potente se dispõem barras de aço ou de ferro muito pequenas) e emprego de corrente elétrica (é enrolado um cabo sobre um pedaço de ferro, popularmente chamado de bobina, e que originará um electroimã).

Vale ressaltar que alguns materiais, especialmente nos ferros magnéticos, o magnetismo pode ter valores altíssimos e existir ainda diante da ausência de um campo externo. Outra maneira de imantar um corpo é fazê-lo girar.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Magnetismo