Conceito de Magnanimidade

A magnanimidade se refere à virtude da grandeza de alma mostrada pela nobreza de uma pessoa.

Entendendo o homem magnânimo desde a análise de Aristóteles

A virtude da magnanimidade foi especialmente comentada pelo filósofo Aristóteles em sua ética. O homem magnânimo é justo e capaz de traçar metas mais elevadas que permitem aperfeiçoar-se como pessoa. É um indivíduo correto que age de acordo com sua virtude.

O magnânimo é aquele sujeito consciente do seu modo de ser e do seu valor pessoal, assim como tem sua autoestima elevada. Em relação à humanidade, como explica Aristóteles, também existe o caso do homem magnânimo ou insensato que não tem uma essência tão nobre como deveria ter na realidade. O oposto de magnanimidade, ou seja, da grandeza de alma, é justamente a pequenez de espírito.

A prudência do homem sábio

A magnanimidade é um pilar muito importante para outras virtudes tão necessárias como a justiça e a prudência. O homem magnânimo é aquele que realiza o bem das ações, não se fecha em seu próprio individualismo e está voltado para a construção do bem comum.

O homem magnânimo é consciente dos seus atos e de sua honra, sem deixar que essa honra se torne fonte de soberba. Uma das qualidades do modo de ser deste tipo de personalidade é a moderação. A moderação tanto em forma de viver as derrotas como no modo de viver as vitórias. E essa própria virtude tende a buscar o equilíbrio.

A prática da virtude

A principal virtude de uma pessoa magnânima reside em seu coração, sua força está em seu interior, não em elementos externos como a riqueza ou bens materiais. O magnânimo busca a autenticidade do ser e não a aparência.

A magnanimidade se mostra na prudência do homem sábio. A sabedoria própria do filósofo é uma das qualidades mais valorizadas por Aristóteles, já que o conhecimento melhora o ser humano em sua liberdade e na tomada de decisões regidas pelo critério da justiça.

Enfim, o homem magnânimo é uma referência ética e social que serve de modelo a seguir a todas as pessoas através de sua conduta correta e ideal.

Imagem: iStock. thelefty

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Magnanimidade