Conceito de Maconha

MaconhaA maconha é um tipo de droga que se consegue do cânhamo indiano conhecido como Cannabis sativa e costuma ser consumida através das vias respiratórias, ou seja, se fuma igual a um cigarro e produz no fumante um efeito narcótico.

Sua origem é conhecida através de dados cronológicos bem antigos. O primeiro descobrimento foi na Ásia, mais precisamente no túmulo de uma múmia e que tinha aproximadamente 2700 anos. Acredita-se que, na maioria das vezes, ela funcionava como um meio terapêutico ou como auxilio para adivinhação.

Outro registro recente aconteceu na Judeia há mais ou menos 1700 anos e que foi utilizada como efeito sedativo na hora dos partos.

Embora de indivíduo a indivíduo as condições mudem, existem alguns efeitos que se repetem em todos aqueles que consomem maconha com assiduidade, entre eles: perda de memória, enfraquecimento da atividade mental, aumento de apetite, as cores ficam mais brilhantes, os sons mais fortes, entre outros. Também são registrados alguns efeitos adversos que se manifestam diretamente na saúde como tosse, náuseas e taquicardia.

No entanto, existem muitas discussões sobre a maconha, especialmente na hora da legalização da substância, devido à mesma apresentar uma utilização terapêutica na medicina e em alguns casos especiais recomendados pelos médicos. Alguns tratamentos de quimioterapia ou contra a anorexia, glaucoma e AIDS costumam usar esta droga para aliviar ou rebater os sintomas daqueles que sofrem.

Ou seja, ela não produz a mesma dependência ou prejuízo que drogas como a heroína ou a cocaína, entretanto, está comprovado também que seu uso provoca sérios problemas à saúde: fleumas, fechamento dos brônquios, tosse, dificuldade de aprendizagem e em alguns casos a psicose.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Maconha. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/maconha >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Maconha