Conceito » Lugar

Conceito de Lugar




De acordo com o contexto em que é utilizado, o conceito de lugar, apresentará diferentes referências. Em algumas circunstâncias, quando se fala de lugar, será referindo-se ao espaço ocupado por um corpo. Todos os objetos, de forma absoluta, ocupam um lugar no espaço, e também os fatos que acontecem, precisam de um lugar para acontecer, um “lugar” é um espaço ocupado.

Além disso, falando em geografia, um lugar será aquela aglomeração secundária de um determinado município e regularmente constitui uma aldeia, ou seja, quando a população não está estabelecida como uma cidade ou vila, muitas vezes é popularmente chamada como “aquele lugar” “esse lugar” o “lugar tal”.

Além disso, a geografia, como disciplina que lida com a classificação das diferentes áreas geográficas de acordo com suas características físicas, relevo, econômicos, entre outros, serão responsáveis pela determinação dos diferentes lugares do mundo, como lugares urbanos, áreas rurais, aqueles que são adequados para a vida e aqueles que não são, o ambiente sociocultural e sócio que apresentam. Por exemplo, quando se refere a um lugar desabitado, você estará falando sobre aqueles que estão no meio dos mares e oceanos e só podem ser localizados através de coordenadas geográficas.

Outro uso recorrente da palavra lugar é para indicar o tempo, uma ocasião ou oportunidade para qualquer questão. Além disso, a palavra lugar, pode ser referida a posição ou o emprego ocupado por uma pessoa numa empresa ou organização, ou alternativamente, em uma hierarquia. “Laura toma o lugar de secretário da presidência desde que ingressou na empresa” ou “José ficou em quarto lugar na corrida de domingo” por exemplo.

O conceito de lugar pode também ser aplicado para o campo de matemática. Lugar geométrico ou Locus, é chamado o conjunto de pontos no plano que satisfazer uma determinada propriedade. Esta propriedade é expressa geralmente em termos de distâncias até os pontos, linhas ou círculos no plano fixo e / ou em termos do valor de um ângulo.

Em muitos casos, o lugar que satisfaz uma determinada propriedade é um elemento simples (uma linha, um círculo, uma curva cônica,), enquanto em outros casos podem corresponder a esquemas mais complexos.

Exemplos de alguns lugares geométricos elementais são a mediatriz de um segmento, a bissetriz de um ângulo, um círculo, uma reta paralela a outra, entre outros.

>> Próximo - Que Conceito >>