Conceito » Lúdico

Conceito de Lúdico




LudicoO termo Lúdico se refere a tudo que é próprio ou relacionado a um jogo, à diversão, ou seja, um jogo de mesa, uma saída com amigos para um parque de diversões são todas atividades lúdicas.

O jogo é uma atividade inerente ao ser humano, ou seja, o homem precisa e a desenvolve naturalmente, pois ele ajuda a atingir as doses de diversão e prazer que qualquer ser humano necessita para alcançar uma agradável sensação neste mundo tão complexo e cheio de momentos não tão agradáveis. Existem diversos tipos de jogos, os que envolvem a mente e outros que requerem esforço físico. Mas, além de representar esta diversão a quem desempenha, ela também é muito importante no momento de desenvolver determinadas habilidades e competências.

Em relação à origem das atividades lúdicas, há registros antecedentes a milhares de anos atrás e suas primeiras referências são de aproximadamente 3.000 A.C.
Um jogo para ser reconhecido deve possuir várias características, então, para poder reconhecer quando estamos frente a um jogo ou não, sem dúvida, é importante considerar algumas condições que o definem: é livre, sua realização traz prazer, envolve atividade, embora esteja mais ligado à infância. O jogo pode ser praticado em qualquer fase da vida, é inato, organiza as ações que o contêm de forma específica e própria, permite a criança aumentar seu conhecimento de realidade e ajuda a ficar mais seguro na vida. Promove o processo de socialização, apresenta regras que devem ser aceitas pelos participantes, é inclusivo, reabilitador e elimina a possibilidade de desigualdade.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)