Conceito de Lucro

LucroO lucro é a riqueza que uma ou diferentes partes envolvidas obtêm como produto de uma transação ou processo econômico. O lucro é também conhecido como benefício econômico e envolve um montante que um indivíduo se beneficia como resultado de realizar uma operação financeira. Em poucas palavras, é a proporção entre a entrada total menos os custos totais de produção, distribuição e comercialização de, por exemplo, um produto ou serviço em particular.

Outra forma de falar de riqueza, lucro ou benefício é calcular a relação entre o produto ou o resultado do processo produtivo e os insumos que foram usados para alcançá-lo. Calcular o lucro é uma operação que pode ser estabelecida pela criação de riqueza por parte do indivíduo ou instituição. Se a relação entre produto e insumos é positiva (o valor criado é superior ao utilizado) se diz que se cria riqueza. Em compensação, se a relação é negativa (o valor dos produtos é inferior ao dos insumos empregados) se diz que a riqueza é destruída ou é gerado prejuízo.

Os tipos de benefícios ou lucros podem ser normais, supernormais, subnormais, econômicos, publicitários e de diversa índole.

Em qualquer dos casos e em um sistema de livre economia como o capitalismo ou o modelo neoliberal, se propõe que enquanto mais se investe em uma operação de produção de bens, mais dinheiro ou lucro se obtém para o investidor. Este é o modelo imperado durante a maior parte do século XX e que, segundo teóricos, atenta contra a sustentabilidade do planeta em longo prazo, pois o propósito de obter sempre maiores lucros significa também o investimento de maiores insumos e recursos, em ocasiões não renováveis para a natureza. Além disso, muitos culpam o modelo neoliberal da situação de desequilíbrio entre os setores mais pobres do mundo e aqueles que mais enriqueceram.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Lucro