Conceito de Losango

LosangoConhecido como uma das figuras geométricas mais comuns e utilizadas, o losango pode ser descrito como um quadrilátero (figura que contém quatro lados), paralelogramo (quando há dois lados paralelos entre si) e não retângulo (diferentemente do quadrado, não possui quatro ângulos de 90 graus, são apenas inferiores). O losango pode ser visto com o um quadrado ou retângulo apenas inclinado. O nome recebido por esta forma geométrica vem do idioma grego, onde o termo “rhombos” se refere às formas que giram de forma interminável.

Da mesma forma como acontece com outros quadriláteros, o losango é composto de quatro lados fechados que formam seu perímetro. Estes quatro lados são sempre iguais no comprimento entre si, mas se algum deles apresentar uma diferença mínima em relação aos outros seria um romboide e não um losango. Estes quatro lados formam dois eixos internos ou diagonais que tocam os vértices onde dois lados se unem e são perpendiculares. Os quatro vértices ou ângulos de um losango não são de noventa graus, pois as retas estão inclinadas e não são perpendiculares entre si.

Outro elemento importante que caracteriza o losango é a existência de paralelismo entre seus dois lados. Assim, os dois lados opostos são paralelos entre si embora a distância entre eles possa variar dependendo do tipo de losango.

Os losangos são junto com os quadrados e triângulos, uma das formas geométricas mais comuns e simples de analisar, pois todos os seus lados são equivalentes entre si e, portanto, a soma de seus ângulos e a maneira de estabelecer as diagonais são sempre iguais.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Losango. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/losango >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Losango