Conceito de Longevidade

LongevidadeA esperança de vida aumenta de forma notável nos países desenvolvidos graças à melhoria das condições de vida, do avanço científico e da qualidade da medicina. A felicidade não se mede em função da quantidade de anos vividos, entretanto, sem dúvida, ter uma longa vida é um privilegio vital que nem todos os seres humanos podem ter. A longevidade expressa precisamente a dignidade dos idosos, que com sua pele enrugada, são reflexo das marcas de uma longa vida, carregada de intensas experiências.

Ninguém conhece o segredo da longevidade, entretanto, existem alguns hábitos que potencializam seu cuidado: uma alimentação saudável que respeite as bases da dieta mediterrânea, a prática de esportes e exercícios físicos (é importante ter um estilo de vida ativo), trabalhar, além de desfrutar do descanso e das relações pessoais que estão relacionadas à natureza social do ser humano (o carinho é um alimento anímico).

A esperança de vida de uma sociedade também se refere ao tempo médio de vida das pessoas que vivem em determinada região geográfica. A morte faz parte da vida, entretanto, o grande êxito científico do século XXI é a esperança de vida das pessoas.

Ainda não foi conseguido o elixir da eterna juventude, no entanto, o que se tem conseguido é atrasar os efeitos do envelhecimento. Hoje em dia, uma pessoa que se aposenta por volta dos 65 anos de idade tem ainda uma vida inteira por diante, aproximadamente mais uns vinte anos de vida. Além disso, quanto mais velhos mais desfrutam a qualidade de vida da terceira idade.

A passagem do tempo é inevitável e um dos maiores sentimentos de uma pessoa de idade avançada é que o tempo passa muito rápido. Na verdade, as pessoas costumam afirmar que a percepção da velocidade do tempo aumenta ainda mais conforme mais velho fica o ser humano. Esta longevidade permite a muitas pessoas idosas desfrutar das relações pessoais especiais, por exemplo, a convivência com os netos por mais tempo.

A idade traz experiência de vida e sabedoria. Por isso, os conselhos dos idosos são uma fonte de sabedoria.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Longevidade. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/longevidade >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Longevidade