Conceito de Logoterapia

LogoterapiaExistem várias escolas da psicologia e uma delas é a Logoterapia. Ela foi fundada pelo prestigioso médico psiquiatra Victor Frankl, cujo pensamento eminentemente humanista foi manifestado através do livro “O homem em busca de um sentido”, cujas páginas relatam de forma surpreendente sua vivência nos campos de concentração.

Um pensamento marcado pela importância de buscar um sentido profundo a uma situação de dor com o objetivo de potencializar a resistência humana que envolve a capacidade de resistir a situações de sofrimento máximo. Através dessa busca de sentido traz uma nova luz na leitura de uma realidade concreta, pois o sentido é aquilo que traz um significado valioso a uma realidade.

Este significado permite que uma adversidade possa ser suportada com mais integridade graças à capacidade de observar o lado positivo, inclusive das piores realidades. A logoterapia é valiosa mesmo nas situações de máxima dor, por exemplo, diante dos pensamentos de suicídio.

O ser humano é um ser consciente que reflete por si mesmo e tem a capacidade de questionar-se. Portanto, a atitude de buscar o sentido da vida é meramente humana. A busca pelo sentido, ou seja, a busca de razões pessoais é totalmente subjetiva, pois o que vale para uma pessoa pode não valer para outra.

A logoterapia através de sua busca de sentido permite um consolo ao coração humano, um alívio importante para tirar a carga emocional que em certas ocasiões causa frustração, medo, cansaço vital, fracasso e desesperança. De fato, um dos sentimentos que tem mais espaço no pensamento de Victor Frankl, fundador da logoterapia, é a esperança. A capacidade de olhar para o futuro com otimismo dando atenção ao bem que está por vir. Em oposição à esperança, temos a desesperança, como sentimento que deve ser combatido após um surgimento de desânimo no coração.

Um dos principais objetivos da Logoterapia é oferecer ferramentas de ajuda prática à pessoa com o objetivo de poder encarar melhor uma situação de dor e sentir-se mais forte diante desse obstáculo que pode controlar. Essencialmente, no caso da Logoterapia, esse é o método criado por Victor Frankl para descobrir o sentido da vida do ponto de vista da dignidade do homem.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Logoterapia. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/logoterapia >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Logoterapia