Conceito » Logistica

Conceito de Logistica




Por Logística se entende àquele conjunto de métodos e meios necessários que permitirão levar a cabo a organização de uma empresa, de um serviço, especialmente quando se trata de distribuição. No entanto, a logística conta com uma importante e determinante participação nos diferentes âmbitos como o militar, dos negócios, ou comércio, entre outros.

Porque por exemplo, num comércio, as atividades inerentes à logística serão a ponte entre a produção e os mercados que se encontram separados como consequência do tempo e da distância. Ou como no caso das empresas, que nestas, a logística, se ocupa principalmente da gestão e ou planejamento das atividades inerentes aos departamentos que a compõem como o de compras, transporte, produção, armazenagem, manutenção e distribuição, entre outros.

Tempos atrás era praticamente impossível pensar em consumir algum produto que não se produzia num lugar relativamente próximo ao qual vivemos, os custos e a manutenção desse produto, quando se tratava de produtos alimentares era impossível consumir na Argentina um produto produzido na França, entretanto, quando os sistemas logísticos começaram a evoluir e a se aperfeiçoarem, consumo e produção puderam se separar geograficamente sem nenhum problema.

As instâncias da logística empresarial, a missão que esta perseguirá será a de colocar os produtos no lugar mais adequado para eles, no momento preciso e nas condições mais desejadas para desta maneira contribuam ao sucesso da marca ou da empresa. No entanto, para consegui-lo, mobilizará os recursos que sejam necessários, os humanos, os consumíveis, a eletricidade, serão necessários para levar a cabo a prestação (armazém, ferramentas, caminhões) e os serviços (transporte, armazém).

Podemos identificar duas etapas básicas em qualquer logística. Por outro lado otimizará um fluxo de material constante através de uma rede de transporte e de centros de armazenagem e pelo outro, a que se encarregará de coordenar uma sequência de recursos para concretizar um determinado projeto.

Entre os principais males que tentará contra atacar a logística são: evitar a escassez de produtos, reduzir ao mínimo ou custo de transporte, obter um bem num tempo mínimo ou a armazenagem mínima de bens

Mais uma leitura:

O conceito de logística tem muitos significados, um deles é que ela é a responsável pela distribuição eficiente dos produtos de uma determinada empresa a um custo menor e excelente serviço ao cliente.

Então, a logística procura gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação, o armazenamento de produtos e controle do estoque, e qualquer fluxo de informação associado, através do qual a organização e seu canal de distribuição são canalizados de forma tal que a rentabilidade presente e futura da empresa é maximizada em termos de custos e efetividade.

Logística determina e coordena de forma ótima o produto certo, o cliente certo, o lugar certo e a hora certa para a realização do serviço. Assumindo que o papel do marketing é estimular a demanda, o papel da logística será exatamente dar satisfação dessa demanda.

Somente através de uma análise detalhada da demanda em termos de localização, nível e tempo, é possível determinar o ponto de partida para alcançar o resultado final das atividades de logística, dar conta da demanda (aos pedidos de produtos ou serviços), em termos de custos e efetividade. A logística não é, portanto, uma atividade funcional, mas sim, um modelo, um quadro de referência, não sendo uma função operativa, senão um mecanismo de planejamento, uma forma de pensamento que vai mesmo reduzir a incerteza em um futuro desconhecido.

A função operacional da logística inclui todas as atividades e processos necessários para a gestão estratégica do fluxo e armazenagem de matérias-primas e componentes, em processo de inventário e de produtos acabados a fim de que estes são na quantidade certa, no lugar certo e na hora certa.
Atividades essenciais na logística são:

* Atendimento ao cliente.
* Transporte.
* Gestão de Estoques.
* Processamento de Pedidos.

Em conjunto, essas atividades vão atingir a satisfação do cliente e da empresa, a redução de custos, que é um dos fatores pelo qual as empresas são obrigadas a se concentrar em logística.

Dentro da logística, a cadeia de abastecimento, é entendida como o conjunto complexo de troca ou fluxo de materiais e informações que são estabelecidas tanto dentro de cada organização ou empresa e fora dela, com os seus fornecedores e clientes.

Embora no campo de conhecimento, há uma diferença clara entre cadeia de abastecimento (conhecida também por Supply Chain) e "Logística", na prática diária, a distinção foi perdida, por isso, é comum utilizar os dois termos como sinônimos, no entanto, é importante souber que por definição, existem conceitos precisos dadas pelo Conselho de Profissionais de Supply Chain Management (CSCMP), a principal autoridade no assunto em todo o mundo.

>> Próximo - Que Conceito >>