Conceito de Logaritmo

LogaritmoAs instâncias das matemáticas, um logaritmo é o expoente no qual é necessário elevar a uma determinada quantidade positiva para que resulte num número determinado. Também é conhecido como a função inversa à função exponencial.

No entanto, se denomina logaritmo à operação matemática através da qual, dando um número resultante e uma base de potenciação terá que achar o expoente no qual terá que elevar a base para assim conseguir o mencionado resultado.

Tal como acontece com a soma e a multiplicação que têm suas operações opostas, a divisão e a resta, o logaritmo tem o expoente como sua função inversa.

Exemplo: 10(2) = 100, o logaritmo de 100 na base 10 será o 2 e escrevê-lo da a seguinte forma: log10 100 = 2. Este método de cálculo através dos denominados logaritmos foi impulsionado por John Napier no começo do século XVII. O método logarítmico não somente contribuiu para o avanço dá ciência, além disso se transformou numa ferramenta fundamental no âmbito da Astronomia fazendo os cálculos mais simples serem realmente muito complexos.

Os logaritmos são muitíssimo usados na geodesia, em alguns ramos da matemática aplicada e na navegação marítima quando as calculadoras e os computadores ainda não eram o fato concreto que são hoje em dia.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Logaritmo. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/logaritmo >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Logaritmo