Conceito de Locomoção

Em termos gerais, a palavra locomoção se refere ao movimento realizado por uma pessoa, animal, microrganismo, aparelho ou máquina, para mover-se de um lugar para o outro e deslocar-se no espaço. A locomoção varia em relação à forma, estrutura, velocidade e outros elementos de acordo com o tipo do sujeito que se refere.

A locomoção provém do fenômeno físico conhecido como movimento. Assim, o movimento significa uma mudança de posição no espaço. A locomoção é o movimento que permite ao sujeito (seja uma pessoa ou máquina) locomover-se e, além disso, adquirir outra posição e que mude de lugar. Ela é uma possibilidade que tem apenas os seres vivos e algumas máquinas ou aparelhos criados pelo ser humano que, de qualquer forma, contam com algum método de propulsão como motores ou energia.

A locomoção varia dependendo de quem a realize. Enquanto que alguns animais voam, outros se arrastam, outros correm e caminham, podendo alguns combinar vários destes movimentos. O ser humano é o único animal que se locomove de maneira bípede constantemente por seus próprios meios e é um dos muitos que não pode voar.

Ao mesmo tempo, existem outros tipos de locomoção criados artificialmente pelo ser humano que tem como principal objetivo percorrer grandes ou médias distâncias de modo mais rápido e veloz. Assim, os meios de locomoção alternativos do homem são muitos: bicicletas, automóveis, trens, aviões, barcos e inclusive pelo uso de animais como cavalos, bois, cachorros ou camelos. Todos estes meios de transporte, exceto os animais e aqueles que são conduzidos pelo homem como o bote, necessitam de energia para funcionar e, portanto, são os que produzem algum tipo de contaminação sobre o meio ambiente (embora alguns em quantidade insignificante). De qualquer forma, são os que permitem ao ser humano percorrer grandes distâncias num curto espaço de tempo e que são extremamente úteis hoje em dia.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Locomoção