Conceito de Lixo Orgânico

Lixo-OrganicoO lixo é a denominação geral atribuída a todos aqueles materiais e produtos que já não são mais úteis para nós em nossas vidas e, portanto, são descartados, jogando-os em recipientes específicos para esse fim.

Diariamente e constantemente os seres humanos produzem lixo, produto de nossas atividades cotidianas, tais como: alimentação, trabalho, estudo, entre outras; no entanto, o lixo, pela origem que tenha, podemos classificá-lo em diversos tipos e um deles é justamente o lixo orgânico.

O lixo orgânico está composto por aqueles resíduos que apresentam uma origem biológica, quer dizer, esse resíduo foi parte de um ser vivo ou inclusive em algum momento foi um ser que estava vivo e também por aqueles resíduos que resultam do preparo das refeições feitas em casa, porque normalmente não usamos todo o alimento na hora de cozinhá-lo.

Por exemplo, quando preparamos uma torta de maçãs, as mesmas serão privadas de sua casca antes de integrar a preparação da torta, tal como, essa casca que é extraída já não nos será mais útil e sendo assim, a descartaremos, e ela se tornará lixo orgânico.

Além disso, as folhas ou os galhos que caem de alguma plantação ou árvore, as folhagens, as fezes dos animais, os ossos, aqueles tecidos de fibras naturais, como é o caso do linho e do papel, entres outros, são considerados lixo orgânico.
Vale destacar que a principal característica que ocupa este tipo de resíduo é que é plausível de decomposição e que a partir disso, é possível gerar fertilizante natural para a terra.

Como consequência desta situação é que hoje em dia é essencial à classificação dos resíduos para assim, poder aproveitar aqueles resíduos que ainda servem e que implicam em um benefício natural para a natureza.
Os outros tipos de lixo são: lixo inorgânico e lixo perigoso.

O primeiro é composto por aqueles resíduos que não apresentam uma origem biológica e que geralmente ostentam uma procedência industrial o são resultado de um processo não natural. Enquanto isso, o lixo perigoso está composto por resíduos altamente poluentes, tanto para os seres humanos como para o meio ambiente. Ambos os tipos deve ser eliminados de maneira controlada devido ao seu perigo e devem evitar ser evacuados junto com o lixo orgânico.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Lixo Orgânico. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/lixo-organico >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Lixo Orgânico