Conceito de Lixo Inorgânico

Lixo-InorganicoO lixo está composto por todos aqueles resíduos que resultam dos produtos e materiais que usamos em nossas atividades cotidianas, no entanto, quando essa utilidade não presta mais, descartamos jogando numa lixeira específica.

Mas vale destacar que nem tudo o que chamamos de lixo apresenta a mesma origem e por essa questão é que existe uma classificação do mesmo que está intimamente vinculado com o impacto que pode ter no contato direto com os seres vivos e o meio ambiente.

Por exemplo, o lixo inorgânico, será todo aquele resíduo que não apresenta uma origem biológica, isto é, não deriva de um organismo vivo diretamente, a não ser que derive do meio industrial, ou é o resultado de algum processo não natural. Os produtos de tipo industrial como, por exemplo, as garrafas, os plásticos, entre outros, são um exemplo deste tipo de lixo.
Assim mesmo, integra este grupo de resíduos, aqueles materiais sanitários de descarte. Assim, todos os elementos empregados nos hospitais ou centros de saúde, tais como: algodões, ataduras, gazes, agulhas, entre os mais recorrentes, são considerados como lixo inorgânico.

E então, como o resto destes resíduos deverá ser cuidadosamente retirado, em sacos fechados, separados do lixo orgânico, e se possível, com uma legenda de identificação pra evitar sua futura manipulação, e, portanto, sua disseminação indiscriminada, que em muitos casos resulta ser altamente perigosa pela contaminação e os riscos de saúde envolvidos.

A característica essencial e o que a torna num tipo de lixo cuidadoso, é que o lixo inorgânico não se degrada a partir de meios naturais e leva muito mais tempo para degradar.

É muito importante que as pessoas tomem consciência da importância da separação dos resíduos não só para evitar que o lixo perigoso afete nossa qualidade de vida, mas também para reciclar aquele lixo que possa ser reutilizado por suas matérias primas, como é o caso do lixo orgânico (procedente de organismos vivos).

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Lixo Inorgânico. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/lixo-inorganico >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Lixo Inorgânico