Conceito de Livro

LivroO livro é uma obra (que pode ser manuscrita, impressa ou desenhada) disposta em folhas de papel encadernadas e protegidas por uma capa. Em geral, para ser considerado um livro deve ter pelo menos 50 páginas e pode estar distribuído em vários tons ou volumes. Chama-se livro uma obra que trata sobre qualquer tema, inclusive sem palavras e só com imagens.

Muitas vezes um livro está composto por uma capa que protege as folhas, uma coluna que reúne a encadernação, folha de rosto, frente e verso, corpo da obra constituído por folhas, prefácio ou introdução, índice, capítulos e outros elementos complementários.

Um livro pode ser científico, literário ou linguístico, de viagem, biográfico, de texto ou estudo, de referência ou consulta como um dicionário, e muitas outras variantes.

Podemos falar de livros praticamente desde os tempos antigos através de diversas técnicas de produção como as pinturas rupestres do Paleolítico que "imprimiam" suas memórias na pedra. Embora em culturas antigas como o Império Egípcio (com seus papiros) e as civilizações babilônicas (com seus textos lavrados em pedra) conseguissem certa difusão dos livros primitivos, durante a Idade Antiga e a Média europeia eram raros, custosos e produzidos a mão em pergaminhos. Assim mesmo, dado ao escasso nível de alfabetização na sociedade europeia da época, apenas poucas pessoas podiam escrever com precisão necessária para a conservação destes manuscritos. Em geral, só alguns nobres e os membros do clero conseguiram a preservação dos livros nessa etapa histórica.

A partir da criação da imprensa por parte de Gutenberg por volta do ano de 1450, com o barateamento associado aos custos, iniciou-se uma "explosão bibliográfica" que gerou a proliferação dos livros impressos. O surgimento e popularização das bibliotecas estão ligados a esta explosão que atingiu níveis destacados na Idade Moderna e aprofundou-se em tempos atuais.

No final de 1971 começou a desenvolver o que hoje é conhecido como livro digital ou eletrônico e em 1981 saiu à venda o primeiro livro deste tipo. Um dos pioneiros no uso desta tecnologia foi Stephen King, quem lançou ao mercado seu romance "Riding the Bullet" através da rede.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Livro. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/livro >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Livro