Conceito de Líquido Amniótico

Liquido-AmnioticoO líquido amniótico é um fluido produzido no interior do útero durante a gravidez que tem como função proteger o feto, manter sua temperatura, permitir seus movimentos e proporcionar condições para que haja um ótimo crescimento e desenvolvimento fetal.

Após a fecundação, o óvulo viaja ao interior da cavidade uterina fixando-se em sua parede, ali começa uma série de transformações para dar origem ao embrião. Este se desenvolve no interior de uma membrana chamada âmnio que flutua em conteúdo líquido cristalino chamado de líquido amniótico.

Na primeira parte da gravidez, o líquido amniótico é produzido pelos âmnios através do sangue materno por um processo de filtração. Em seguida, por volta do quinto mês de gravidez, o sistema digestivo e os rins vão se formando, neste momento, o feto começa a absorver esse líquido e inicia a produção de urina que passa à cavidade amniótica originando assim um novo líquido. Este mecanismo passa a ser seu principal processo de formação até o final da gravidez, quando se estima que o feto seja capaz de engolir e produzir cerca de 500 ml de líquido diariamente.

Este líquido é composto principalmente por água, também contém proteínas, vitaminas e células do feto provenientes especialmente de sua pele.

Durante o controle pré-natal se pratica o exame de ultrassom que permite visualizar o feto, o útero e a placenta, inclusive possibilita medir o volume estimado de líquido amniótico que chega a alcançar os 1000 ml ao final da gravidez.

Do ponto de vista médico, o estudo deste líquido traz informações valiosas sobre o feto e seu estado de saúde. Para isso, é realizada uma punção através do abdômen da mãe na qual se introduz uma agulha direcionada por um ultrassom, este procedimento é chamado de amniocentese e pode ser efetuado entre 14 e 16 semanas de gravidez.

A amniocentese é realizada para determinar o sexo do bebê, assim, se houver alguma alteração nos cromossomos como é o caso da síndrome de Down ou de doenças metabólicas hereditárias, pode-se tomar decisões antecipadas e identificar possíveis infecções. Embora seja um método seguro não está isento de complicações e deve ser realizado por um especialista sob as restritas medidas de assepsia e antissepsia.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Líquido Amniótico. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/liquido-amniotico >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Líquido Amniótico