Conceito de Líquido

LiquidoSendo um dos componentes mais importantes do planeta Terra, o líquido é uma das três fases em que pode ser encontrada a matéria, além do estado gasoso e do estado sólido. O líquido é sempre um fluído que pode variar sua forma dependendo de estar contido ou não, além de ficar com a forma do recipiente (diferentemente dos outros estados). Portanto, as moléculas no estado líquido estão mais soltas e livres que nos estados gasosos e sólidos.

As transformações dos elementos no estado líquido podem fazer com a chegada do seu ponto de ebulição que essa matéria líquida se converta em gás, assim que se atinge o estado de congelamento se chega ao estado sólido. Para cada tipo de líquido, estes pontos de congelamento ou ebulição são diferentes e isto é um princípio básico utilizado em várias áreas, como por exemplo, a gastronomia. Na superfície de todo líquido, é gerada uma força ou tensão que faz com que se formem e desenvolvam as borbulhas.

Os volumes de um tipo de liquido variam de acordo com o resultado de sua particular temperatura e pressão. Isto não muda apenas de acordo com o tipo de líquido, mas também com o estado específico do líquido e das condições ambientais. Entretanto, nessas condições específicas, o volume do líquido se torna constante. Além disso, o volume é a unidade de medida para todos os líquidos.

Graças ao fato de que os líquidos possuem moléculas mais afastadas e livres que os outros estados, se dão nos elementos líquidos as condições de fluidez e viscosidade, ambas relacionadas com a possibilidade de movimento e permanente colisão. Este movimento é sempre desorganizado e se torna ainda mais caótico quando aumenta a temperatura do líquido.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Líquido