Conceito de Liquidação

LiquidacaoO conceito liquidação faz parte do mundo comercial e significa a diminuição de preço de determinado produto ou serviço. É comum também este termo ser utilizado no plural como liquidações. Durante um tempo determinado, alguns estabelecimentos decidiram reduzir o preço dos produtos à venda, surgindo assim o período de liquidações. Trata-se de uma estratégia comercial para incentivar o consumo e ao mesmo tempo reduzir o estoque. Na época de liquidação, os comerciantes determinam uma porcentagem de desconto em cada produto, sendo comum demonstrar o preço anterior e o final.

Momentos e datas especiais

Como de costume geral, existem dois períodos propícios para liquidação: após as festas de Natal e nas primeiras semanas de verão. Entretanto, podem acontecer em outras circunstâncias também, por exemplo, com a liquidação dos produtos de um estabelecimento.

Regras claras

Para garantir que as liquidações ofereçam garantias ao consumidor, são aplicadas regras determinadas e específicas, geralmente há duas que são básicas:

1. A obrigatoriedade de indicar com clareza a informação do desconto no preço do produto.

2. O produto não pode ser confeccionado essencialmente para a liquidação.

Para que as liquidações sejam rentáveis é conveniente o acompanhamento de uma estratégia publicitária atrativa. São utilizadas expressões contundentes e impactantes como “liquidação de loucura”, “liquidação total”, “a grande semana de descontos”, “compra dois e leva três”, e outras mais.

Como surgiu esta tendência de mercado?

Do ponto de vista histórico, esta prática comercial teve início quando surgiram os grandes centros comerciais do século XIX, em algumas grandes cidades. Estes centros utilizaram esta estratégia porque desta forma a margem de lucro era superior às lojas menores do comércio em geral.

De qualquer forma, a liquidação não deixa de ser um desconto e esta prática está diretamente relacionada à cultura da pechincha em muitos países. É uma tradição tão antiga como o próprio dinheiro.

A pechincha é uma negociação entre o vendedor e o comprador em relação ao preço de um produto. O comprador procura o melhor desconto e o vendedor tenta o contrário. Há uma disputa dialética que normalmente termina com um preço acertado entre ambos.

A cultura da pechincha é típica de alguns mercados, bazares, feiras de ambulantes ou zonas turísticas. Para muitos não é uma simples negociação, existe toda uma estratégia ou arte a ser realizada.

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