Conceito » Lipídios

Conceito de Lipídios




lipidosO termo lipídios é conhecido como o conjunto de moléculas orgânicas, na maioria delas biomoléculas, compostas de carbono e hidrogênio, em menor medida de oxigênio e também de fósforo, enxofre e nitrogênio, cujas principais características são: as hidrofóbicas, ou seja, insolúveis à água e viáveis de ser dissolvidas em substâncias orgânicas como o álcool, a benzina, o benzeno e o clorofórmio.

Os lipídios são chamados de gorduras erroneamente por algumas pessoas, pois na realidade as gorduras são um tipo de lipídios provenientes dos animais, cumprem diversas funções nos seres vivos, entre as mais importantes de reserva energética, estrutural e reguladora.

Através da função de reserva energética, as triglicérides proporcionam aos animais uma incalculável e importantíssima fonte de energia. Sobre a função de tipo estrutural, ela se materializa na proteção e consistência que oferecem aos órgãos, na proteção mecânica de estruturas que exercem ou como isolantes térmicos de algumas estruturas.

A função reguladora também conhecida como hormonal ou de comunicação celular será encarregada de regular o metabolismo e o pertencente às funções de reprodução e, finalmente, a função relaxante que apresenta os lipídios acumulando-se no tecido adiposo para depois formar tecidos gordurosos os quais aumentarão de peso no caso de haver um marcado comportamento de sedentarismo, aumentando assim a concentração do hormônio TRL no sangue.

É muito comum que se fale sem conhecimento sobre os lipídios de uma maneira negativa quase os depreciando, entretanto, eles cumprem funções realmente fundamentais e decisivas na hora de melhorar a qualidade de vida dos indivíduos.

Por isso mesmo que é um grande erro eliminar as gorduras das dietas, porque alguns ácidos gordurosos são os nutrientes essenciais, pois como não podem ser gerados pelo próprio organismo, é necessário que sejam consumidos em pequenas quantidades para que se realizem em nosso organismo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)