Conceito de Linguística

ARBOL DE LETRASO termo linguística se refere à disciplina que trata do estudo científico da estrutura das línguas naturais como também do conhecimento por parte dos próprios falantes.

Então, a linguística, como qualquer outra ciência, está focada em estudar e explicar as leis que regem a linguagem, explicando a todos seu funcionamento em um determinado período de tempo e assim seu funcionamento geral.

A linguística atual ou moderna começou a se desenvolver no século XIX, mas com a publicação póstuma do Curso de Linguística Geral, publicada por um dos maiores estudiosos na matéria, Ferdinand de Saussure, a linguística passou a ser uma ciência independente, mas integrada à semiologia, que deu ênfase na distinção entre a língua (sistema) e a fala (uso) no que se diz respeito à definição de signo linguístico. Em seguida, já no século XX, o renomado linguista Noam Chomsky, acrescentou um aspecto fundamental para a matéria, desenvolvendo o que se conhece como corrente gerativista, que propõe uma nova perspectiva sobre o tema, focando e pensando a língua como um processo da mente do falante e da capacidade inata que os indivíduos têm em permitir usar e adquirir essa linguagem.

Existem vários níveis que se pode fazer um estudo da língua como um sistema sem deixar nada de lado, estes são: o fonético-fonológico (focado no estudo de fonemas e sons da fala), morfossintático (estuda a palavra, os mecanismos de criação e formação), o nível léxico (estuda as palavras de uma língua), semântico (estuda o significado dos signos linguísticos).

No entanto, a partir da fala ou do discurso, considera-se o texto como una unidade superior de comunicação, já a pragmática é responsável de estudar a enunciação e o enunciado.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Linguística