Conceito » Linguagem

Conceito de Linguagem




A linguagem é a forma que têm todos os animais para se comunicar uns com os outros, e é diferente e única para cada espécie, podem ser escritas, orais, ou por meio de sinais, com a única condição que exista um indivíduo que se expresse através dessa linguagem, e um outro entenda o que a primeira tenta comunicar. Além disso, a linguagem para ser considerada como tal, deve ter uma estrutura e contexto na qual pode ser utilizada.

No entanto, algumas escolas de idiomas compreendem a linguagem como uma característica exclusivamente humana, rejeitando a alternativa que outros animais possam desenvolver uma linguagem própria. A linguagem humana é constituída por vários símbolos e sinais, a partir de fontes convencionais, que permitem a inter-relação entre os homens, e a expressão de ideias, sentimentos, sensações, etc. dos mesmos.

A linguagem humana exige abstração, isto significa que através da linguagem podemos associar sinais, tais como palavras, com as ideias sobre as coisas, que se formam em nossa mente. Por exemplo, quando dizemos "cama" imediatamente dentro do nosso cérebro formamos uma imagem sobre este assunto, através das características que têm em comum todos os diferentes tipos de camas, ou seja, estruturas retangulares que são geralmente utilizadas para descansar e também com um tamanho adequado para que nela possam couber uma ou duas pessoas, se é uma cama de solteiro, casal, etc., desta forma, quando você diz "cama" não precisa ter o objeto presente, mas nossa inteligência consegue a ideia abstrata do elemento, para entender o que você quer dizer com esse termo.

Deixando de lado o sentido estrito do conceito, poderíamos dizer que não só os animais têm linguagem, frequentemente ouvimos falar na linguagem das plantas, a linguagem corporal ou a linguagem do amor, entre outros exemplos. Nesses casos fazemos referência as diversas formas de expressão que possuem determinados sentimentos, objetos, seres vivos (com deficiências de comunicação), etc. Por exemplo: a linguagem do amor, e com um sentido metafórico, os sorrisos, abraços, e beijos são a linguagem essencial e qualquer forma de mostrar o grande afeto que esse sentimento implica.

Também dentro do conceito de linguagem, podemos mencionar a existência do conceito da linguagem visual, que é um sistema de comunicação que utiliza imagens como meio de expressão, ou seja, transmite mensagens visuais.

Dependendo do objetivo que se pretende transmitir a mensagem pode distinguir-se entre três diferentes tipos de linguagens visuais:
A) Linguagem visual objetiva: é aquela que transmite informações para que tenham apenas uma interpretação. Por exemplo, um desenho científico.
B) Linguagem publicitária: O seu objetivo é informar, persuadir e / ou vender
C) Linguagem artística: Possui uma função estética

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)