Conceito de Língua Materna

Lingua-MaternaO ser humano é um ser comunicativo, ou seja, utiliza a palavra para expressar-se com os demais. Inclusive mesmo quando uma criança ainda não pronuncia nenhuma palavra, ela está inserida num contexto de aprendizagem. Vivemos em uma sociedade em que o conhecimento de vários idiomas abre muitas portas em nível profissional, de fato, o domínio do inglês é muito valorizado em termos profissionais.

Apesar da capacidade de uma pessoa em aprender um idioma em qualquer época da vida, existe uma primeira língua que é fundamental para o desenvolvimento de todo ser humano: a língua materna, que é o primeiro idioma aprendido por uma criança e escutado por quem está em sua volta.

A língua materna é a língua nativa de um bebê que aprende a dizer suas primeiras palavras. Esta é a primeira língua aprendida por uma pessoa para poder comunicar-se e a que melhor se conhece e entende tanto na fala como na escrita.

Na fase de bebê e de infância, o ser humano é muito receptivo diante da aprendizagem do conhecimento de um idioma. Por isso, também se aposta no bilinguismo para a formação de crianças com mais de um idioma e assim receber a formação acadêmica de um idioma estrangeiro.

Conhecer mais de um idioma não é importante apenas em termos profissionais, como também a nível pessoal, uma vez que falar uma segunda língua independente da língua materna traz autonomia e independência à pessoa. Assim acontece no caso do pai falar um idioma e a mãe outro, ambos decidem falar com o filho nos dois idiomas para que possam interagir desde cedo.

Além disso, a língua materna está ligada às primeiras lembranças que uma pessoa conserva desde criança, uma vez que a palavra descreve o mundo e também as lembranças pessoais. O ensino de idiomas é um dos pontos mais importantes em nível de formação nos colégios. Conhecer mais de um idioma traz facilidades para viajar ao estrangeiro sem haver problemas de comunicação e proporcionar sensação de autonomia.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Língua Materna. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/lingua-materna >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Língua Materna