Conceito » Limite

Conceito de Limite




LimiteA palavra limite de acordo com o uso que lhe é dado ostenta vários significados. Em termos gerais, por limite, se chama qualquer tipo de restrição, social, física, legal, entre outras. Por exemplo, os limites de velocidade que costumam se estabelecer para transitar por rodovias, caminhos ou ruas são umas das restrições de cunho social mais comum com as quais enfrentamos cotidianamente.

No entanto e em matéria geográfica, o termo limite representa aquela linha real ou imaginária que se toma na hora de ter que separar dois territórios em conflito. Este tipo de limite se conhece popularmente com o termo fronteira e é em termos formais aquela faixa do território situada em torno de limites internacionais. Os limites neste sentido podem ser de dois tipos, geodésicos, que são aqueles que se encontram apoiados em meridianos ou paralelos. Os naturais que são aqueles que se dão como consequência de acidentes geográficos tais como rios, mares ou cordilheiras, entre outros.

Também, com a palavra limite se designa o topo, o fim ou o grau máximo de uma determinada questão. Por exemplo, quando uma situação estressante se repete e se repete ao longo do tempo, produzindo sérios transtornos à nossa tranquilidade e desembocando num estado de estafa, se costuma usar a expressão que diz tenho chegado ao limite do que minha paciência pode suportar.

Assim mesmo, nas matemáticas podemos nos encontrar com a palavra limite, já que dessa maneira denomina-se à magnitude fixa à que tendem ou se aproximam cada vez mais os termos de uma sequência infinita.

E um dois usos mais regulares que ostenta a palavra limite é aquele vinculado à repressão e que geralmente utilizam os pais e os mestres como mecanismo para inibir os comportamentos sociais desviados dos garotos para que não se tornem crônicos e depois no futuro tenham sérias repercussões.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)