Conceito de Ligamentos

O sistema músculo esquelético é formado pelo esqueleto e pelos tecidos brancos que se unem ao mesmo; estes últimos incluem músculos, tendões e ligamentos.

Os ligamentos são estruturas formadas por um tecido fibroso, principalmente colágeno, que tem forma de banda e se fixam aos ossos em suas extremidades sendo necessários para dar estabilidade às diversas articulações. Por essa razão estão localizados em todas as articulações.

Diferenciam-se dos tendões pelo fato de que os ligamentos se unem aos ossos entre si, enquanto que os tendões são parte terminal do músculo permitindo-lhes sua junção ao osso.

Também são chamadas de ligamentos as bandas que formam a membrana que reveste a cavidade abdominal conhecida como peritônio e que tem como função estabilizar o fígado e o estômago mantendo-os unidos ao músculo diafragma e à parede do abdômen.

Lesões dos ligamentos

O tipo de lesão mais comum que pode afetar um ligamento é seu estiramento brusco durante um trauma o movimento inapropriado conhecido como torção.

As torções podem ser de vários graus de acordo com sua gravidade, podendo ser desde uma simples elongação ou estiramento até sua ruptura parcial ou completa. Nestes últimos casos a articulação perde sua estabilidade, o que obriga a realização de uma intervenção cirúrgica que consiste na reparação do ligamento.

Outra lesão que pode ocorrer em relação à articulação e que envolve os ligamentos são as luxações. Neste caso o estiramento dos ligamentos faz com que os ossos “saiam” do lugar. Isso é mais comum com o ombro, o joelho e o quadril, geralmente são casos de tratamento com cirurgia.

Ligamentos mais vulneráveis

Embora qualquer ligamento seja suscetível a lesões, algumas delas são mais frequentes pela alta mobilidade das articulações, como mostram os seguintes casos:

- Ligamentos cruzados do joelho

Trata-se de dois ligamentos em forma de cordão que se encontram dentro da articulação do joelho que unem o fêmur à tíbia: o ligamento cruzado anterior e o ligamento cruzado posterior. São muito importantes por dar estabilidade a esta articulação, o ligamento cruzado anterior é aquele que se lesiona com maior frequência durante quedas, traumas bruscos e na prática de esportes como o futebol.

- Ligamentos do tornozelo

O tornozelo é uma articulação complexa formada por três articulações de uma vez, no entanto, este é o local que há dois ligamentos importantes, os ligamentos laterais interno e externo, que costumam estirar após uma torção ou movimento brusco do pé durante uma queda, por exemplo, ao caminhar com sapato de salto alto, em esportes como futebol, basquete, atletismo, ginástica olímpica, balé, entre outros.

Imagem: iStock, michaelpuche

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Ligamentos