Conceito » Liderança

Conceito de Liderança




O conceito de liderança, define uma influência exercida sobre as pessoas que permite incentivá-los a trabalhar com entusiasmo por um objetivo comum. Quem exerce a liderança é conhecido como um líder.

Liderança é a função que ocupa uma pessoa que é diferente das outras, e é capaz de tomar decisões sensatas para o grupo, equipe ou organização que precede, inspirando ao resto dos participantes desse grupo para alcançar um objetivo comum. Por esta razão, diz-se que a a liderança envolve mais de uma pessoa, a quem dirige (o líder) e os que o apoiam (subordinados) que permitem desenvolver a sua posição de forma eficiente.

O trabalho do líder consiste em estabelecer um objetivo e aproveitar ao máximo as pessoas que querem trabalhar para alcançá-lo.
É um elemento fundamental dos gerentes de negócios, para “tocar enfrente” uma empresa ou organização, mas também é importante em outras áreas, como esportes, educação, e até mesmo na família.

Há diferentes classificações dos líderes, definidos a partir de critérios diferentes. Quando um líder é escolhido por uma organização, falamos de um líder formal. Líderes informais, no entanto, emergem natural ou espontaneamente dentro de um grupo.

No entanto, a classificação mais amplamente utilizada é a que diz respeito à ligação entre o líder e os indivíduos que influencia (isto é, seus seguidores).
Neste caso, há líderes democráticos, autoritários e liberais.

O líder democrático é aquele que, em primeiro lugar, incentiva o debate e a discussão dentro do grupo. Depois de levar em conta as opiniões dos seus seguidores, e só então, com base em critérios de avaliação e padrões que são explícitos, toma uma decisão. O líder autoritário, no entanto, é quem decide por conta própria sem consultar e sem justificação para os seus seguidores. Este tipo de líder, apela a forma de comunicação unidirecional (sem diálogo) com o subordinado.
Um líder liberal, muitas vezes assume um papel passivo e entregar o poder ao seu grupo.

Por isso, não faz um julgamento sobre o que seus seguidores aportam, o que dá a maior liberdade para suas ações. Se a liderança é exercida a partir de mudanças nos valores, comportamentos e pensamentos dos membros do grupo, é referido como liderança transformacional. As bases para ser um bom líder são: se manter a par dos mais recentes avanços no campo em que o trabalho é realizado, observar o trabalho de outros líderes e mudar a forma como eles trabalham, quando necessário. Por sua parte, as qualidades que deve ter alguém que exerça liderança são: conhecimento, integridade, confiança e, sobre tudo, o carisma, para inspirar seus subordinados.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)