Conceito » Liberdade

Conceito de Liberdade




LiberdadeEntende-se por liberdade uma das condições mais intrínsecas do ser humano, àquela que no entanto tem sido por muitos séculos restringida para muito importantes grupos da sociedade. De acordo com a Declaração Universal de Direitos Humanos, a liberdade não pode ser separada da condição humana já que todos os indivíduos nascem livres e não podem nem devem ser julgados de nenhuma maneira. A liberdade é então a capacidade que tem o sujeito humano para tomar todo o tipo de decisões relativo ao seu estilo de vida, à suas crenças, aos seus valores e à sua forma de pensar.

O termo liberdade está intimamente relacionado com a Revolução Francesa, momento histórico no qual se estabeleceram as bases para a liberdade política dos cidadãos mas também as bases para a liberdade social e civil dos indivíduos. A liberdade também se relaciona, posteriormente, com correntes de pensamento econômico (ou liberalismo) que a sustentavam como base de suas ações e que procuravam limitar a entrada de organismos e instituições sociais tais como o Estado. A liberdade hoje em dia se relaciona principalmente com a noção de que todo o indivíduo nasce livre e que nenhum aspecto de sua existência pode ser determinado por outro.

A liberdade é um termo tão complexo e difícil de definir em palavras, pois pode ser analisado desde diversos aspectos: desde o aspecto filosófico e a noção de liberdade como elemento intrínseco do ser humano; desde o aspecto sociológico e a ideia da liberdade do indivíduo sobre o ente social conjunto; desde o nível antropológico e ou entendimento da liberdade ao longo dos povos; desde o ponto de vista psicológico e sua análise da liberdade pessoal de cada sujeito ou desde o ponto de vista político e a ideia de liberdade política sobre qualquer tipo de abuso ou censura.

Mais uma leitura:

A liberdade é por si só, um dos termos mais difíceis e complicados para ser definido. Podemos dizer que liberdade é um conceito inerente aos mais variados aspectos da vida humana. Se definirmos liberdade na sua forma mais comum, dizemos que liberdade é a faculdade natural que possuem os seres humanos de poder atuar de acordo com sua própria vontade. Também podemos entender como liberdade como um estado no qual o ser humano não é obrigado a atuar de acordo com a vontade de outro; não está escravizado por outrem. É um conceito ligado à aspectos que tem relação com a independência, onde não é obrigatório uma licença para poder realizar qualquer ação por parte da pessoa onde o adequado e o inconveniente não são levados em conta.

Proveniente do latim “líber”, liberdade interpreta-se como pessoa de espírito de procriação ativo. Este derivado do significado do termo liga a incorporação do ser humano à sociedade para poder alcançar a maturidade sexual e como consequência disto, passar a assumir o que se requere como responsabilidade. Essa informação sobre o termo liberdade infunde conhecimento sobre a verdadeira origem do termo, porém não explica perfeitamente a importância do mesmo.

O conceito de liberdade é algo que ao longo de toda a existência do ser humano, há sido motivo de reflexão em muitos sentidos, e quando nos referimos à liberdade na filosofia, liberdade é um dos termos fundamentais de discussão.

Conceito abstrato e de definição não muito fácil, liberdade é um conceito paradoxal e de aplicação totalmente pessoal. No seu contexto mais profundo, o conceito de identidade é totalmente pessoal e variável segundo a ideia que cada um tem a respeito do assunto. Liberdade pode ser para uns, algo contraditório do que é para outros.

Liberdade, como se explica anteriormente, é um estado de espírito e é um sentimento que se aplica à vida dos seres humanos, ainda que possamos referir-nos a liberdade como o objetivo de um animal (somente explicado desde o ponto de vista do homem que é o criador do termo), que é livre por natureza e que em muitos casos quando estão em seu habitat natural, são exemplos de liberdade.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)