Conceito de Leilão

Leilao

Vender os bens materiais a uma melhor oferta

O leilão é uma modalidade de venda ao público que se caracteriza por vender os bens materiais em questão a uma melhor oferta, ou seja, o bem mencionado é ofertado sem o estabelecimento de um valor pré-determinado e vendido a quem pague o melhor preço.

No entanto, pode acontecer que o proprietário do bem decida estabelecer um preço base, ou seja, o produto não poderá ser vendido abaixo do valor determinado.

Aceitam-se ofertas

Seja a um preço base ou não, o leilão inicia com a oferta do bem em questão e o responsável em dirigir o leilão, o leiloeiro, anima o público para fazer as ofertas. Normalmente apresenta detalhes do produto em sua exposição para torná-lo mais atrativo entre os participantes do leilão.

Quando as ofertas chegam ao seu fim, o leiloeiro dá a sessão por finalizada e prossegue com o leilão do próximo bem. Uma característica diferenciada de um leilão é o fato do leiloeiro utilizar um pequeno martelo e batê-lo toda vez que é aceita uma oferta. Por essa razão é que os leilões são normalmente simbolizados pelos martelos.

O leilão, geralmente, é realizado em espaços próprios para o efeito e popularmente são conhecidos como arremates.

Os leilões passaram a fazer parte da web com grande êxito

Nas últimas décadas e como consequência do avanço da tecnologia em quase todos os aspectos da vida, os leilões também mudaram para a web e assim existem inúmera páginas de venda de artigos que oferecem a modalidade do leilão da mesma maneira que um arremate ao vivo, só que realizado através do computador.

Por exemplo, se eu faço uma oferta por um artigo e ninguém mais faz uma oferta superior significa que ganhei o leilão, do contrário, se há uma oferta superior, estas páginas de leilão dispõem de alertas, normalmente via correio eletrônico, que avisam o usuário que sua oferta foi superada e se ele deseja continuar com o leilão.

Normalmente, os leilões são realizados via web e dura em torno de uma semana, este período fica disponível para os usuários que desejam ofertar.

Foto: iStock - Rich Legg

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Leilão. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/leilao >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Leilão