Conceito de Legal (Justiça)

legalToda vez que é pronunciado em algum contexto ou situação o termo legal, sabemos que existe algum vínculo com a lei, com o direito ou com a justiça, porque justamente uma das referências mais usadas desta palavra está relacionada com estas questões.

Para que em uma determinada comunidade prevaleça a justiça, é necessário que exista uma lei, com normas jurídicas que ditem o comportamento dos cidadãos em certas circunstâncias. Se um indivíduo não se comporta dentro da lei, haverá castigos que penalizem esse ato errôneo. As leis devem ser cumpridas porque são obrigatórias, e quando isso não ocorre, existem mecanismos e autoridades que tratam especialmente de entender essa questão.

Além disso, as leis contribuem como um marco de justiça e igualdade na vida da sociedade para que todos os indivíduos vivam da mesma forma, sem diferença de classe social, sexo ou raça; e que assim se sintam protegidos e representados perante a lei.

Embora o normal das pessoas seja viver de forma tranquila e harmônica, há pessoas que não se encaixam dentro deste meio; por isso, que existem normas para ajudar a prevenir a conduta negativa de certos elementos que causam danos à população e assim devem ser castigados conforme o delito causado.

Com isso, as leis são fruto de uma discussão por parte dos dirigentes e organismos competentes a esse respeito. Não é qualquer um que pode sancionar uma lei, existem etapas institucionais a serem formalizadas e é normalmente o poder legislativo que representa a vontade do povo e que tem essa responsabilidade.

Infelizmente, como são homens as pessoas que promovem as leis, muitas vezes, elas sofrem a afronta de pessoas mal-intencionadas e abusivas, e assim podem ser revogadas e perderem o valor.

Por isso que os indivíduos devem defender o cumprimento e a estabilidade das leis para que possa haver uma sociedade organizada e sem problemas.

Além disso, tudo que está conforme a lei ou prescrito por ela recebe o nome de legal.

Por outro lado, quando alguém procede de maneira fiel, transparente, correta, e que cumpre veridicamente com suas obrigações e funções, costuma-se utilizar o termo legal para referir-se a ela.

Assim mesmo, as pessoas podem ser chamadas de legal quando se quer dar uma explicação de confiabilidade e crédito a uma pessoa ou grupo dentro de uma comunidade.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Legal (Justiça). QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/legal >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Legal (Justiça)